ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Esportes

Como vem cada um dos dez clubes para a disputa do Estadual 2023

Confira como está a situação e expectativa de cada time para a disputa da competição que começa neste domingo

Gabriel de Matos | 20/01/2023 06:39
Equipes que vão disputar o Campeonato Estadual de 2023 (Arte: Lennon Almeida)
Equipes que vão disputar o Campeonato Estadual de 2023 (Arte: Lennon Almeida)

A 45ª edição do Campeonato Sul-mato-grossense de 2023 começa no domingo com dois jogos: Dourados x Aquidauanense, às 15h30, em Dourados, e Costa Rica x Serc, às 16h, em Costa Rica. A edição deste ano tem a principal mudança na fórmula de disputa com o retorno do mata-mata. Ao todo, são dez equipes divididas em dois grupos de cinco.

O grupo A da competição tem Costa Rica, Operário, Comercial, Serc e Coxim. A chave B tem Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema. Esses três últimos subiram da segunda divisão em 2022.

A primeira fase será com dois turnos em cada grupo. Ao final, cada time terá jogado oito partidas. O primeiro de um grupo enfrentará o quarto do outro, o segundo com o terceiro e assim sucessivamente. O último de cada chave será rebaixado para segunda divisão. Ou seja, o clube avança ao mata-mata ou descende.

A fase de mata-mata começa a partir das quartas de final em ida e volta na casa do melhor time. Além disso, a equipe de melhor campanha somando todas as fases do campeonato tem vantagem de igualdade no resultado. O campeão garante vaga ao Campeonato Brasileiro Série D de 2023 e a Copa do Brasil. O vice terá vaga na Copa.

Time do Operário, campeão sul-mato-grossense em 2022 (Foto: Instagram/Operário FC)
Time do Operário, campeão sul-mato-grossense em 2022 (Foto: Instagram/Operário FC)

Disputado desde 1979, o Estadual de Futebol tem 13 campeões em 44 edições. O Operário é o maior campeão com 12, seguido pelo Comercial com 9 e o Águia Negra com 4. Ubiratan (3), Serc (2) e Corumbaense (2) vêm abaixo. As equipes com um título são Naviraiense, Ivinhema, Nova Andradina, Coxim, Sete de Dourados e Costa Rica.

Operário - A equipe de Campo Grande é uma das favoritas para a conquista do Estadual. O time comandado por Celso Rodrigues está montado e fez dois amistosos de preparação antes da competição. Os objetivos principais, segundo a diretoria, são o bicampeonato sul-mato-grossense e o acesso no Campeonato Brasileiro Série D. A equipe disputará na temporada de 2022 também a Copa Verde e a Copa do Brasil. Enquanto o Estádio Morenão está em reformas, jogará no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Comercial - O Colorado vive um drama sem "um centavo", como informou o presidente Cláudio Barbosa. A expectativa é de rebaixamento para a segunda divisão estadual. Até o momento, Cláudio confirmou que o Comercial tem quatro atletas para o Estadual e só. São eles: o goleiro Pedro Cliverato, os zagueiros Virlan e Leandro e o lateral-esquerdo Felipe Mor. Assim como o Operário, jogará no Estádio Jacques da Luz.

Costa Rica - A equipe do norte de Mato Grosso do Sul está confirmada para jogar no Estádio Laertão. "Trabalhando desde que perdeu o Estadual de 2022", como informa o presidente André Baird, a equipe tem o objetivo de conquistar o Estadual e voltar a disputar competições nacionais. O treinador é Rogério Henrique, um treinador mineiro, "sério, com currículo muito bom". Em 2022, caiu na primeira fase da Copa do Brasil para o ABC, do Rio Grande do Norte, e saiu na segunda fase para o Bahia de Feira no Campeonato Brasileiro Série D.

Rogério Henrique será o treinador do Costa Rica para a temporada (Foto: Instagram/Costa Rica)
Rogério Henrique será o treinador do Costa Rica para a temporada (Foto: Instagram/Costa Rica)

Serc - A dois dias da estreia, o time de Chapadão do Sul ainda segue na montagem do elenco. A certeza é que o treinador será Rodrigo Azevedo, conhecido da Sociedade Recreativa. A diretoria foi perguntada sobre os objetivos e a expectativa para a competição, mas não respondeu. Ainda resta definir estádio.

Coxim - A equipe do norte de Mato Grosso do Sul tem o destaque para três jogadores estrangeiros no elenco de 2023. São os colombianos meias Fabián Zambrano, Jean Paul, ambos com 26 anos, e o volante Jhosep Navarro, de 21 anos. O primeiro objetivo do time será permanecer na primeira divisão. O time ainda está por definir estádio.

Dourados - A equipe de Dourados montou quase outro elenco para a disputa da competição. São três remanescentes de 2022: Robinho, Fabiano e Lucas. O treinador será Chiquinho Lima. O presidente do clube, Marco Araújo, disse que o objetivo é ser competitivo. "Vai depender da situação do campeonato". Os douradenses vão jogar no estádio municipal.

Aquidauanense - Vice-campeão em 2019 e 2020, a equipe de Aquidauana vem com jogadores formados na categoria de base para o Estadual. O meia Bruno Chaves e o lateral-direito Matheus Luciano jogaram pelo Aquidauanense na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. O técnico do clube será Mauro Marino. O time deve brigar para ir ao mata-mata. O plantel jogará no Estádio Noroeste, em Aquidauana.

Operário Caarapoense - A expectativa da equipe de Caarapó, que jogará no Estádio Carecão, é "de chegar bem e brigar por uma vaga na Copa do Brasil", de acordo com o diretor financeiro Leandro Francisco. Após o acesso com título em 2022, o Caarapoense manteve metade do elenco e a comissão técnica comandada por João Deda. Para conquistar o objetivo, a equipe tem que ser finalista do Estadual.

Deda comandando atividade com os jogadores do Operário Caarapoense (Foto: Instagram/Operário Caarapoense)
Deda comandando atividade com os jogadores do Operário Caarapoense (Foto: Instagram/Operário Caarapoense)

Novo - O elenco do clube é formado por jogadores que vem de São Paulo com média de idade entre 21 e 22 anos. O mais experiente do elenco é o zagueiro campo-grandense Luiz Henrique, de 40 anos. Segundo o presidente do clube, Éder Nunes, o "Novo entra em campo para ser campeão". A principal mudança para o ano é que o plantel representará Sidrolândia e jogará no estádio Sotero Zarate. "Não temos apoios de nada e ninguém na Capital. No interior, teremos apoio da Prefeitura".

Ivinhema - Também buscando o título, o time do sul apresentou o elenco nesta semana. O Azulão será comandado pelo treinador Douglas Ricardo. A maior parte dos atletas são conhecidos do cenário sul-mato-grossense, como o goleiro José Augusto, que era do Náutico, e o zagueiro Felipe Barbosa, ex-Comercial. O estádio será o Saraivão, em Ivinhema.

Confira a tabela completa do Estadual no link.

Confira o regulamento do Estadual no link.

Nos siga no Google Notícias