Em noite de argentinos e com homenagem a Pelé, Messi é o melhor do mundo
Cerimônia de premiação da Fifa ocorreu nesta segunda-feira (27), em Paris, e elegeu os melhores de 2022
A cerimônia de premiação da Fifa ocorreu nesta segunda-feira (27), em Paris. O evento teve homenagens a Pelé, apresentação de Seu Jorge e a definição dos melhores jogadores e jogadoras do mundo. A Argentina, atual campeã do mundo, ficou com o melhor goleiro, melhor treinador e Lionel Messi foi o 'The Best'.
O evento começou com a homenagem ao eterno Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em vídeo. Após uma longa salva de palmas de todos os craques presentes, Seu Jorge cantou também em homenagem a Pelé.
"Eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo. Nos anos 50, ele já era moderno. Era extremamente inteligente. Lembro dele como um amigo querido. Pelé foi o maior dentro de campo. Descanse em paz", declarou Ronaldo Fenômeno. Ele entregou um troféu de homenagem à viúva do Rei, Márcia Aoki.
Na sequência, a premiação começou com a melhor goleira de 2022. A vencedora foi a inglesa Mary Cars, do Manchester United. O melhor goleiro do mundo de 2022 eleito pela Fifa foi o argentino Emiliano 'Dibu' Martínez. Campeão do Mundo com a Argentina e goleiro da Southampton, da Inglaterra, recebeu o prêmio das mãos do ex-goleiro Júlio César.
O Prêmio Puskas foi na sequência e o prêmio ficou com o polonês Marcin Oleksy. Ele estava jogando uma partida de futebol adaptado e fez um gol de bicicleta. "Recebo essa honraria por ter feito um dos gols mais bonitos do mundo. Muitos me ajudaram a passar por cima da dificuldade depois do acidente que tive", destacou.
Os treinadores também estavam listados para ganhar o prêmio. A melhor treinadora de futebol feminino foi a holandesa Sarina Wiegman, da Seleção Inglesa, campeã da Eurocopa Feminina. O troféu masculino ficou com o argentino campeão do mundo Lionel Scaloni, da Seleção Argentina.
A jogadora brasileira Formiga entregou o prêmio de Jogo limpo para Luka Lochoshvili, nascido na Georgia. A continuação, os torcedores da Argentina venceram o prêmio. Um torcedor de 82 anos com um instrumento recebeu o troféu simbolicamente.
As 11 melhores do mundo por posição eleitas foram a goleira chilena Cristian Endler; a inglesa latera-direita foi Luci Bronze; a esquerda foi a espanhola Mapi Leon; as zagueiras foram a francesa Wendie Renard e a inglesa Leah Williamson. O meio-campo é formado pela estadunidense Kerri Walsh, espanhola Alexia Putellas e a alemã Lena Oberdord; o ataque tem a australiana Sam Kerr, Alex Morgan e a inglesa Beth Mead.
A melhor jogadora do mundo foi a espanhola Alexia Putellas.
Os melhores jogadores foram o belga Thibaut Courtois; lateral-direito Achraf Hakimi; lateral-esquerdo português João Cancelo; o zagueiro holandês Virgil Van Dijk; os meias foram o belga Kevin De Bruyne, o croata Luka Modric e o brasileiro Casemiro; o ataque foi com o argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé, também francês Karim Benzema e o norueguês Erling Haaland.
Lionel Messi foi o melhor do mundo e chegou ao seu oitavo prêmio. "Fico muito feliz por ter conseguido. Realizei um sonho de criança. Gostaria de agradecer a minha família e ao povo argentino. Não tenho mais palavras", disse o craque.