Habilidosa e prodígio, Valentina é a primeira menina campeã no velocross 50cc
Depois de temporada destaque nas etapas estaduais de Mato Grosso do Sul, agora ela ficará de férias
Muito habilidosa, Valentina Gomes Andrade, de 7 anos, é uma promessa sul-mato-grossense no velocross. A menina nascida em Campo Grande foi campeã, no último fim de semana, na categoria 50 cc (cilindradas) da modalidade. Ela foi a primeira menina em Mato Grosso do Sul a conquistar o feito.
Toda sua família é de Bela Vista, que fica na fronteira com o Paraguai. A mãe, Mariane Balta, de 37 anos, é médica veterinária, mas já jogou vôlei e também se arrisca no quadriciclo. O pai é o fotógrafo de corrida, Adriano Gomes, de 33 anos. Ambos são propulsores para a menina prodígio, levando-a para eventos, treinos e incentivando.
Como recompensa pelo ótimo ano depois de uma longa temporada com oito etapas e levando o título estadual em Nova Andradina, Valentina terá férias da escola e do velocross. Ela viajará para Bela Vista com os avós para aproveitar e descansar.
Para a menina de 7 anos, ainda um pouco tímida, olhar para os troféus e para a moto é motivo para dar um grande sorriso. "Eu estou muito feliz com o título. Estou muito orgulhosa".
A história com o velocross vem desde quando Mariane estava grávida da Valentina. No ensaio, a mãe e o pai tiraram fotos em cima de motocicletas. Atualmente lesionada na perna esquerda, Mariane voltará em 2024 para disputar competições.
A rotina diária é 'puxada' para Valentina. Antes das férias, ela estava estudando em tempo integral e treinando nos finais de semana. Para eles, a estrutura do Estado ainda precisa melhorar, mas no interior, especialmente em Bela Vista, tem bons lugares para a prática.
Antes de nascer, a Valentina já tinha ganhado a primeira moto. Ela treina muito e se dedica. Eu sempre a parabenizo por ser forte e corajosa", destaca Mariane.
A motocicleta é semelhante a uma convencional. A diferença, conforme explica Adriano, é no peso e material que envolve o motor, que é um tipo de plástico resistente. "O tanque é de plástico, ela cabe apenas 3 litros de gasolina. O pneu e a suspensão são menores, tudo na medida dela". Esta é a terceira moto de Valentina nos últimos anos. A antiga tinha até embreagem e podia trocar de marcha.
Uma das principais preocupações de Adriano e Mariane envolvem a segurança da menina na hora das competições. "Ela sempre usa equipamentos de proteção como botas, luva e capacete", explica Mariane.
Sobre a parte mental e a pressão do esporte, Mariane destaca que ela não é pressionada e compete somente quando quer. "Ela é assim, sempre sorrindo. A gente sempre pergunta se ela quer ir ou não".
Valentina tem cadastro para disputar competições brasileiras. Porém, ela ainda não disputou. A ideia dos pais para os próximos anos é disputar novas competições no Estado e vislumbrar a chegada ao nacional.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.