Na semifinal da paracanoagem, Tofalini vence Rufino em disputa emocionante
Evento segue neste domingo na lagoa do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande
A Copa Brasil de Paracanoagem 2023 encerrou o primeiro dia de competições neste sábado (18) por volta das 12h. Na principal disputa na canoa, o paranaense e bicampeão mundial Igor Tofalini ficou à frente do sul-mato-grossense Fernando Rufino na semifinal.
Ao todo, 15 provas foram disputadas nesta manhã na lagoa do Parque das Nações Indígenas. A primeira campeã do dia saiu na categoria de caiaque feminino. A final disputada entre três competidoras foi vencida por Leonice Vercelheze Friedrhic, da equipe Ibres. A segunda colocada foi Danielle Temer Ewald, também da Ibres, e Mariane de Souza Ribeiro, da PMSC.
A vela teve apenas a competidora Andrea Pontes e Silva, da Ibres, na canoa VL1. na categoria VL3, a vencedora foi Mari Christina Santilli.
A prova envolvendo o cowboy de aço, Fernando Rufino foi a última do dia e aconteceu às 12h05. O vencedor foi Igor Tofalili, da ICL, e ele se classificou para a final da prova com o tempo de 49s120. O sul-mato-grosssense foi o segundo colocado com o tempo de 51s500.
A organização do evento é da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Segundo os organizadores, o evento ocorreu sem problemas e o tempo de sol entre nuvens não atrapalhou as disputas.
Confira os resultados completos do primeiro dia de competições no Parque das Nações no link.
Programação de domingo - A Copa Brasil de Paracanoagem 2023 termina neste domingo. As disputas estão previstas para começar às 8h45 no mesmo local. O evento é aberto e gratuito ao público.
São mais de 20 provas e todas estão nas finais. A competição deve terminar por volta das 11h.
O campeonato inicia oficialmente o calendário nacional da paracanoagem no ano. De acordo com a CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), 87 atletas estão inscritos na Copa.
Esta é a segunda vez que Campo Grande recebe a competição. Em 2022, o Estado também foi sede. Os melhores atletas serão selecionados para compor a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial em Duisburg, na Alemanha, e na Copa do Mundo em Poznán, na Polônia.
Confira a galeria de imagens: