Sem futebol e torneio nacional, Funesp refaz calendário com metade dos eventos
Fundação tenta, ao menos, manter a organização dos Jogos Escolares, previstos para setembro
A Funesp (Fundação Municipal de Esportes) descarta retomar a programação do calendário esportivo para 2020 ainda neste primeiro semestre, e prevê a volta das competições a partir de julho deste ano. Porém, a programação não deve incluir futebol amador ou torneios nacionais.
“Trabalhamos com sonhos e expectativas, porque neste momento ninguém tem controle”, resumiu o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, em visita às obras do Ginásio Guanandizão na manhã desta quarta-feira (6).
“O calendário está sendo refeito e acredito que não vai ser possível realizar entre 40% e 50% do previsto, porque não tem mais tempo hábil. Estamos reorganizando o calendário para julho e agosto, com atividades que possam acontecer”, continuou.
Na programação inicial, divulgada em fevereiro deste ano, o calendário esportivo previa a realização da 14ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, em abril.
Neste mês, estava programado o início da 2ª Copa Campo Grande de futebol amador, já descartada pela Funesp. “No ano passado ela começou em abril e terminou em outubro. Como vou realizar um evento de sete, oito meses, em quatro, cinco, que é o que vai sobrar?”, disse Terra.
Segundo ele, eventos nacionais e internacionais também não devem ser disputados, uma vez que não dependem apenas do município. A Liga das Nações de vôlei masculino, que reabriria o Guanandizão este ano, não tem data para voltar, por exemplo.
A ideia da Funesp é que a reinauguração do ginásio seja em agosto, de preferência com um grande evento nacional. Terra citou a NBB (Novo Basquete Brasil), liga nacional da modalidade, que deu por encerrada a temporada interrompida pela pandemia de novo coronavírus.
Prioridade - Os Jogos Escolares Campo-grandenses são assim tratados pela Funesp. A 35ª edição está marcada para setembro.
“É uma competição simbólica, que em mais de 30 anos nunca deixou de acontecer e que seria muito ruim não acontecer. Mas tudo agora é perspectiva. Por onta do coronavírus, o mundo inteiro perdeu 2020 e tudo vai para 2021”, seguiu Rodrigo Terra.
De acordo com seu diretor-presidente, a Funesp já começou a desenhar o calendário de 2021, com primeiras conversas e articulações.
Automobilismo - Etapas da Copa Truck e da Stock Car já não estavam na programação de 2020 da Funesp, uma vez que o Autódromo de Campo Grande é alvo de disputa judicial.
A Capital é ponto de parada previsto no calendário da corrida de caminhões, para o dia 16 de agosto. A Stock já não inclui Campo Grande entre suas etapas.