ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Bioparque recebe com festa visitante número 200 mil

Anahi Zurutuza e Caroline Maldonado | 21/11/2022 06:00
Sônia Grizoti recebe a homenagem da equipe do Bioparque Pantanal. (Foto: Divulgação/Governo MS)
Sônia Grizoti recebe a homenagem da equipe do Bioparque Pantanal. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Surpresa – Sônia Maria Grizoti, moradora da Capital há 20 anos, foi a visitante de número 200 mil do Bioparque Pantanal e, por isso, ganhou uma festa surpresa com direito a bolo, presente e confetes. A diretora do espaço, Maria Fernanda Balestieri, disse que a comemoração é um momento de gratidão e alegria pelos 6 meses em que o espaço está aberto.

Visitação – Nesse tempo, o maior aquário de água doce do mundo recebeu visitantes de 66 países, 27estados brasileiros, 79 municípios de Mato Grosso do Sul e 605 escolas. O local fica aberto de segunda a sábado. As visitas podem ser agendadas toda segunda-feira, a partir das 8h (horário de MS) para visitas na semana seguinte, pelo site do Bioparque. Também são oferecidas senhas diárias por ordem de chegada.

Extra - Mais uma vez, na sexta-feira (18), a prefeitura precisou lançar uma edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) só para tornar públicos os atos de pessoal. As exonerações, nomeações de novos contratados e remanejamento de servidores são consequência das trocas de secretários feitas pela prefeita Adriane Lopes (Patriota) nas últimas semanas.

Troca-troca - Da última vez, a maioria das trocas foi feita na Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude), na SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e no gabinete da prefeita. Agora, até a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que não teve troca de secretário, curiosamente, exonerou 17 comissionados em cargos de confiança num dia só. A secretaria fez apenas uma nomeação na sexta-feira (18).

Negativo – O secretário José Mauro Filho tem sido alvo de críticas de diversos vereadores, que pedem à prefeita para substituí-lo. O vereador Victor Rocha Pires de Oliveira, o “Dr. Victor” (PP) já até se colocou à disposição, conseguindo apoio de parlamentares, mas a prefeita disse que as “críticas não têm embasamento”.

Paralisado – Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O julgamento tinha começado na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF, mas o ministro Dias Toffoli pediu vista no sábado (19) e paralisou o andamento do processo.

Votos – O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior. Para Moraes, o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia.

Origem – A derrubada do direito à cela especial é pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental em 2015. Para ele, o grau de escolaridade não torna alguém digno de tratamento especial. O STF não tem prazo para retomar o julgamento.

Na moda – Que pretinho básico que nada. O terno azul, em tons mais claros que o marinho, tem feito sucesso no meio político. Na semana passada, o azul royal foi o cor escolhida pelo governador eleito Eduaro Riedel (PSDB) para as visitas institucionais a órgãos públicos. Na sessão de quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa, pelo menos três parlamentares resolveram ousar, saindo do tradicional preto e cinza. Até os mais velhos resolveram aderir à moda. Cumprindo agenda em Portugal neste fim de semana, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também optou pelo azul e abriu mão da camisa com gravata, vestindo uma blusa de malha do mesmo tom do blazer.

Nos siga no Google Notícias