ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Bioparque recebe com festa visitante número 200 mil

Anahi Zurutuza e Caroline Maldonado | 21/11/2022 06:00
Sônia Grizoti recebe a homenagem da equipe do Bioparque Pantanal. (Foto: Divulgação/Governo MS)
Sônia Grizoti recebe a homenagem da equipe do Bioparque Pantanal. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Surpresa – Sônia Maria Grizoti, moradora da Capital há 20 anos, foi a visitante de número 200 mil do Bioparque Pantanal e, por isso, ganhou uma festa surpresa com direito a bolo, presente e confetes. A diretora do espaço, Maria Fernanda Balestieri, disse que a comemoração é um momento de gratidão e alegria pelos 6 meses em que o espaço está aberto.

Visitação – Nesse tempo, o maior aquário de água doce do mundo recebeu visitantes de 66 países, 27estados brasileiros, 79 municípios de Mato Grosso do Sul e 605 escolas. O local fica aberto de segunda a sábado. As visitas podem ser agendadas toda segunda-feira, a partir das 8h (horário de MS) para visitas na semana seguinte, pelo site do Bioparque. Também são oferecidas senhas diárias por ordem de chegada.

Extra - Mais uma vez, na sexta-feira (18), a prefeitura precisou lançar uma edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) só para tornar públicos os atos de pessoal. As exonerações, nomeações de novos contratados e remanejamento de servidores são consequência das trocas de secretários feitas pela prefeita Adriane Lopes (Patriota) nas últimas semanas.

Troca-troca - Da última vez, a maioria das trocas foi feita na Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude), na SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e no gabinete da prefeita. Agora, até a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), que não teve troca de secretário, curiosamente, exonerou 17 comissionados em cargos de confiança num dia só. A secretaria fez apenas uma nomeação na sexta-feira (18).

Negativo – O secretário José Mauro Filho tem sido alvo de críticas de diversos vereadores, que pedem à prefeita para substituí-lo. O vereador Victor Rocha Pires de Oliveira, o “Dr. Victor” (PP) já até se colocou à disposição, conseguindo apoio de parlamentares, mas a prefeita disse que as “críticas não têm embasamento”.

Paralisado – Um dia após o início do julgamento, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a análise da ação que questiona a prisão especial por quem tem curso superior. O julgamento tinha começado na última sexta-feira (18) no plenário virtual do STF, mas o ministro Dias Toffoli pediu vista no sábado (19) e paralisou o andamento do processo.

Votos – O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e a ministra Cármen Lúcia tinham votado para derrubar o direito de prisão especial, com cela solitária, para portadores de diploma de curso superior. Para Moraes, o benefício é inconstitucional e fere o princípio da isonomia.

Origem – A derrubada do direito à cela especial é pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental em 2015. Para ele, o grau de escolaridade não torna alguém digno de tratamento especial. O STF não tem prazo para retomar o julgamento.

Na moda – Que pretinho básico que nada. O terno azul, em tons mais claros que o marinho, tem feito sucesso no meio político. Na semana passada, o azul royal foi o cor escolhida pelo governador eleito Eduaro Riedel (PSDB) para as visitas institucionais a órgãos públicos. Na sessão de quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa, pelo menos três parlamentares resolveram ousar, saindo do tradicional preto e cinza. Até os mais velhos resolveram aderir à moda. Cumprindo agenda em Portugal neste fim de semana, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também optou pelo azul e abriu mão da camisa com gravata, vestindo uma blusa de malha do mesmo tom do blazer.

Nos siga no Google Notícias