Prefeitura investiga se prédio do antigo albergue foi projetado por Niemeyer
O prédio do antigo albergue pode ter sido projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A suspeita é da Prefeitura de Campo Grande. O local, construído em 1957, será a nova sede da Ong (Organização não governamental) Casa de Ensaio e também de um centro de capacitação de informática.
O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), assinou na tarde desta segunda-feira (4) a ordem de serviço para o início da obra de reforma do prédio, que estava abandonado há mais de 1 ano.
De acordo com Trad, técnicos da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) estão investigando se o prédio, que fica na avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Visconde de Taunay, é mais uma obra arquitetônica do mais famoso arquiteto brasileiro. Segundo prefeito, os traços do prédio se assemelham a outros de autoria de Niemeyer, porém ainda não foi feita nenhuma constatação.
A única construção projetada por Oscar Niemeyer em Campo Grande é a da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, recentemente reformada. O prédio foi tombado em 1995 como Patrimônio Histórico Estadual.
Obra semelhante foi feita em Corumbá. A Escola Estadual João Leite de Barros foi construída nos moldes da Maria Constança de Barros.
Casa de Ensaio - A previsão para a conclusão da reforma no local para abrigar a Casa de Ensaio é ainda para este ano. A obra será executada pelas empresas Vanguard e Plaenge, por meio de uma compensação decorrente da construção de prédios na Região Urbana do Centro, as prevista em lei.
Serão gastos cerca de R$ 2 milhões na reforma que preservará a estrutura externa, recuperando aproximadamente 400m².
Quando foram iniciadas em 2008 as discussões para a destinação do prédio, cogitou-se transforma-lo em um Centro Especializado na Saúde do Homem, que hoje funciona no bairro Coronel Antonino, e em um pronto socorro infantil.
Durante discurso, o prefeito disse que sempre foi uma preocupação de sua administração dar uma destinação útil ao antigo albergue de Campo Grande. “ A Casa de Ensaio é uma importante organização que qualifica crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
A Casa de Ensaio oferece atividades nas áreas teatro, voz, dança, percussão, literatura, cinema e artes plásticas. Desde a sua fundação, a Ong atendeu cerca de três mil jovens e, atualmente, 90% da equipe é formada por ex-alunos.
Atualmente, a Casa atende 120 crianças e, com a nova sede, a intenção da direção é ampliar esse atendimento abrindo mais vagas. “ È uma honra para nós ter esse reconhecimento”, afirmou Carol Dória, uma das diretoras da organização.
O prefeito anunciou durante a solenidade o retorno da parceria com a Casa de Ensaio.