Artista cria mural com obras que misturam aquarela e colagem digital
Fabiana Silveira é natural de Campo Grande, mas mora em Barcelona e fez peça exclusiva para exposição
A proposta da arte de Fabiana Silveira tem como conceito um diálogo entre os microcosmos da natureza e a abstração, onde o ponto em comum entre os dois é poder emocional das formas simples. Em sua obra Código Natural XXXI, Fabiana criou um mural com imagens criadas por meio de uma junção entre aquarela sobre papel e colagem digital.
“Cada obra é como uma mensagem única, um código, com o intuito de transmitir alegria, tranquilidade, esperança e bem-estar, algo mais do que necessário nestes tempos de pandemia”, explica.
Fabiana preparou as obras exclusivamente para esta exposição e as adaptou em formato de mural. “Um projeto como este, é a oportunidade de explorar outras possibilidades. A aquarela sai de um caderno e se transforma em um mural enorme”, detalha.
Fabiana é natural de Campo Grande, mas vive há sete anos em Barcelona, na Espanha. Formada em Artes Visuais e Design Gráfico, introduziu a técnica de aquarela ao próprio portfólio por um acaso. O experimento foi durante a criação de cartazes digitais que teriam texturas de pintura. Decidiu tentar usar aquarela manualmente, ao invés de criar as texturas apenas no computador.
Em 2018, Fabiana mudou-se para um pequeno vilarejo de montanha na Catalunha, na Espanha. Lá, passou a se conectar mais com a natureza, coletando pedras e terras coloridas que chamavam sua atenção.
Essa experiência também fez com que Fabiana começasse a pensar em como transformar a matéria orgânica que encontrava em tinta e conseguiu. Toda a vida mais longe da cidade grande passou a ter forte influência no trabalho dela.
“Neste novo ambiente, percebi que muitas vezes estamos desconectados da matéria-prima, do local de origem, da natureza. Sem pensar muito, comecei a direcionar o foco para o meu entorno”, conta.
O mural está em exposição no projeto PexArt, que fica na Avenida Mato Grosso, 1316, e ficará disponível até o final do ano, com entrada gratuita. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.