Cigano e Sereno viram sensação por aqui depois de vídeo sobre saga em bicicleta
Sorte parece que veio depois que a dupla rodou mais de 2 mil km, em um ano, à procura do sucesso.
Vídeo com um minuto e meio de duração e um trecho da música "Proposta", da dupla João Paulo e Daniel, foi o suficiente para mudar a sorte dos gêmeos conhecidos como Cigano e Sereno. A gravação feita por um morador da Moreninha II e publicada no Facebook há dois dias atingiu cerca de 18 mil compartilhamentos, mobilizando internautas na tentativa de localizar os irmãos e conseguir uma ajudinha aos dois que querem viver de música.
Cigano e Sereno são na verdade Jardel e Fernando Couto, gêmeos de 42 anos. Há um ano a dupla resolveu deixar tudo para trás e encarar a estrada sobre duas rodas. Como proteção do sol, chapéu da palha na cabeça, pouca bagagem presa à cada bicicleta e um violão, que eles dividem para espalhar música por onde passam. Os irmãos deixaram Porto Velho, em Rondônia há 2.170,0 km de Campo Grande.
O destino é ainda mais longe: Pitanga, no Paraná, mas não é a primeira viagem feita pelos dois em busca do sonho de gravar um CD, ganhar dinheiro o suficiente para viver do sertanejo e, quem sabe, conquistar a fama. A jornada já dura dez anos entre idas e vindas pelo Brasil, mas é a primeira vez que o vozeirão que embala o ritmo raiz é reconhecido.
“Temos vontade de arranjar um patrocínio. Saímos de lá para tentar levar a nossa música até outros lugares, falar com bastante gente, divulgar o nosso trabalho, mas até então, não estava virando muito, foi virar aqui”, conta Jardel.
Sem querer, o nome “inspirado” em uma junta de bois encontrada pelo caminho, parece vestir como uma luva a personalidade de Cigano e Sereno, adeptos a estrada, de poucas palavras, olhar profundo e jeito pacífico de levar a vida.
Sem conhecidos ou uma parada em Campo Grande, Jardel e Fernando estão acampados em uma casa abandonada e se mantém por aqui entre um show e outro que conseguem arranjar nos bares em volta. Conhecer o DJ, Luís Felipe Almeida foi puro acaso. “Eles estavam passando de bicicleta e eu estava sentado na frente de casa, foi quando eles pararam e perguntaram se eu podia ajudar. Disseram que estavam vindo de Rondônia, que eles são cantor e eu duvidei, foi quando pedi para eles cantarem alguma coisa”, relata.
Da surpresa, surgiu a ideia de gravar um vídeo ao lado da dupla, na tentativa de divulgar o trabalho. No facebook, mais de 600 comentários na publicação original, entre mensagens de apoio e tentativas de localizar os irmãos vindas de pessoas interessadas em ajudar, seja promovendo a música, seja com doações para que o sonho se torne possível.
Luís também foi atrás de doações e conseguiu um carregador portátil para os dias longe da energia elétrica e celular simples, sem whatsapp, mas que cumpre a função de colocar Jardel e Fernando em contato com o mundo. Quem sabe até empresários capazes de impulsionar a carreira.
Ainda não há uma data para que a dupla deixe Campo Grande, a repercussão do vídeo deu novo fôlego à busca de tantos anos. Os irmãos já tinham até gravado alguns vídeos para o canal “Cigano e Sereno na estrada”, feito por outro colaborador da dupla, mas que não deu tantos frutos quanto a publicação de Luís.
O que é mais difícil em tanto tempo de estrada? Pedalar, brinca Jardel, sem perder o bom-humor. Juntos e cheios de esperança, os dois se despedem ao som de “Cobrando Juras”, composição autoral de Sereno.
Interessados em ajudar a dupla Cigano e Sereno, podem ligar para o número: 67 9 99815-3772.