Circo do Mato celebra 15 anos de história com espetáculos hoje e amanhã
O Circo do Mato, grupo de artes cênicas do Mato Grosso do Sul, completa 15 anos de estrada, desenvolvendo um trabalho de pesquisa, formação de atores, intercâmbio cultural e produção de espetáculos de teatro e circo. Para comemorar os anos de história, neste sábado e domingo tem apresentações especiais do “O Grandioso Mini Cirquim”. A programação segue até dezembro com outras obras comemorativas.
A ideia é oferecer temporadas de espetáculos ao longo de quatro meses com o repertório do grupo, sendo 4 espetáculos diferentes para todas as idades e ainda abrirá espaço para apresentações de mais quatro grupos convidados, totalizando 16 apresentações ao longo deste período.
A ideia é oferecer temporadas de espetáculos ao longo de quatro meses com o repertório do grupo (4 espetáculos diferentes – para público adulto, infantil/juvenil e misto) e ainda abrirá espaço para apresentações de mais 4 grupos convidados, totalizando 16 apresentações ao longo deste período.
Neste tempo, haverá exposição fotográfica permanente na sede, oficinas de circo e de teatro e um Cabaré de Palhaços, com espaço aberto ao público para visitação ao longo deste período. “Estimamos um público direto de 2 mil pessoas em média, onde o grupo estará em parceria com outros, movimentando e fomentando a arte, cultura e lazer na capital”, diz a produtora Laila Pulcherio.
O espetáculo de hoje surgiu de uma remontagem de outro trabalho, “O Palhaço no ½ da Rua” que já foi apresentado em festivais na Colômbia, Paraguai, Peru e Brasil. Nesta versão, há novos números.
O Grandioso Mini Cirquim é um espetáculo que recupera a magia e números tradicionais do circo através de uma perspectiva mais atual. Misturando teatro com técnicas circenses. Os três personagens mais recorrentes são o apresentador, a partner, e claro, o palhaço, que juntos, desenvolvem números de magia, malabarismo com bambolês, pirofagia, equilibrismo e a palhaçaria.
História – Em 2010 a sede do Circo do Mato passou a ser ponto de cultura e há 10 anos promove a “Pantalhaços - Mostra de Palhaços do Pantanal” em parceria com o grupo Flor e Espinho Teatro, que reúne artistas regionais e internacionais com o intuito de fortalecer a arte do palhaço.
A intenção do grupo também é circular com os projetos “nas grandes cidades e pequenos povoados, distritos e interior, dando realismo à filosofia de contemplar públicos com quase nenhum acesso à espetáculos cênicos”, reforça a produtora.
Hoje e amanhã o espetáculo é a partir das 19h na sede do Circo do Mato, na Rua Tônico de Carvalho, 263 - Amambai. O ingresso para entrar é R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada).
Confira a programação:
Setembro
7 e 8 – O Grandioso Mini Cirquim –19h- Circo do Mato
13,14 e 15 - Bebê a Bordo –19h- Flor e Espinho Teatro
Outubro
12 e 13 - Ensaio sobre a Lua –20h - Nucleo Jair Damasceno
19 e 20 – Os Corcundas –20h- Circo do Mato
Novembro
1,2 e 3 - Poesias do Ar Cênico – 20h- Circo do Mato e Grupo UBU
9 e 10 - Uma Moça da Cidade – 20h - Grupo UBU
Dezembro
6,7 e 8 - Cordel do Amor sem Fim –20h - Arrebol Cultural (UEMS)
13,14 e 15 – João e o Pé de Feijäo na Terra do Nunca – 19h - Circo do Mato