Designer transformou histórico de relações abusivas em tirinhas
Itsuo começou projeto em março deste ano para expôr histórias pessoais e de amigos
Quem nunca vivenciou um relacionamento abusivo deve pelo menos conhecer alguém que passou por essa situação. O assunto é constantemente discutido em rodas de conversa, programas, redes sociais e sempre tem alguém que acaba se identificando.
O designer gráfico, Itsuo Shibuya, 33 anos, é uma dessas pessoas que passou por relações tóxicas. Agora, ele transforma as experiências particulares em tirinhas da série “Ex-plicitando” e as compartilha no Instagram.
A produção artística é sempre nos tons de vermelho e preto. A primeira cor remete ao amor e a segunda traz o peso da seriedade daquilo que é retratado. Algumas tirinhas servem de alerta para que a população não romantize atitudes problemáticas no namoro ou casamento.
O artista conta que começou a produzir a série em março deste ano e que o trabalho não é inspirado unicamente nas próprias histórias. “Tenho históricos desse tipo de relacionamento e chegou uma hora que pensei que daria uma boa história. Também faço de amigos que vem desabafar comigo e exponho”, explica.
Além de abrir espaço para amigos, Itsuo Shibuya conta com a interação dos seguidores para criar as artes. “Fiz uma caixinha de perguntas e questionei quais foram as frases que ouviram nos relacionamentos tóxicos e coloquei nas hashtags da publicação”, conta.
“Ele só me agride quando bebe”, “Ele disse que vai mudar” e “Ele me proibiu de ter amigos” são algumas das frases que acompanham a tirinha postada no dia 26 de maio. Na postagem, o designer colocou o contato para denúncias da Casa da Mulher Brasileira e escreveu “Valorize sua vida”.
Apesar das tirinhas retratarem personagens femininas como vítimas, Itsuo afirma que inverte os papéis, pois a galera desacredita que a figura masculina pode sofrer uma relação abusiva. “Passei por coisas que ninguém acredita, por vários relacionamentos abusivos e acham que não acontecem com o homem. Acho que as pessoas precisam abrir a mente e ver os dois lados”, ressalta.
O processo criativo dele acontece aleatoriamente e em ritmo de produção variado. Às vezes, o designer, que também trabalha fazendo caricaturas, simplesmente se inspira em algo. “Eu ouço algo de um amigo e anoto a ideia em forma de texto, é o primeiro passo. Aí crio um diálogo, depois o esboço e uso o sketch, photoshop e tablet”, diz.
O Itsuo revelou que ainda não sabe qual será a próxima produção do “Ex-Plicitando”, porém adianta que irá produzir algo com um tema polêmico que ganhou repercussão nacional. “Eu pensei em criar algo falando sobre o Nego do Borel. Eu estou sempre buscando uma polêmica, é minha fonte de inspiração, porque não tem como falar só de coisas bonitinhas”, conclui.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.