ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Deixa tudo de lado e se prioriza! Tá, mas quem arruma a bagunça depois?

Mãe exausta tá careca de saber que ela deve priorizar, só que deixa eu te contar um negocinho...

Jéssica Benitez | 13/10/2022 07:41
Não adianta soltar uma frase bonitinha, virar as costas e ir embora.
Não adianta soltar uma frase bonitinha, virar as costas e ir embora.

Sabe aquele bendito conselho de se priorizar e deixar a bagunça da casa para outra hora? Então, é bonitinho, né? Mas que tal trocá-lo por: se priorize e deixe que eu resolva isso pra você.

Sabe por quê? Porque a mãe exausta tá careca de saber que ela deve priorizar, além do filho, a si mesma, só que deixa eu te contar um negocinho... O chão sujo, a roupa no cesto, a louça na pia, os brinquedos espalhados pela casa, os banheiros, a varanda e o quintal por lavar, nada disso vai se resolver sozinho.

Na maioria esmagadora das vezes é a mãe/mulher que vai arcar com quase tudo seja agora ou depois. Portanto, postergar significa acumular trabalho que muito provavelmente ela vai ter que dar conta lá na frente. Vou dar um exemplo e nem precisa ser especificamente mãe, basta ser a mulher da casa, para entender.

Quem nunca deixou o lixo sem tirar e o viu encher dia após dia até transbordar e ninguém tirou? Quem nunca experimentou não limpar a geladeira e viu inúmeros potes e panelas com restos de alimento, comida vencendo, tudo estragando e ninguém (que não seja a mulher) fazer nada? Daí a gente acaba desistindo e fazendo - na força do ódio - porém fazendo.

É assim que funciona quando alguém diz 'ah para de se preocupar com os afazeres e cuida de você'. Gente, infelizmente não inventaram ainda a casa autolimpante. E tem um agravante para as mães que trabalham em casa seja home office ou cuidando integralmente dos filhos, viver num ambiente sujo é insalubre.

Acaba com o restinho de saúde mental. Existem dias em que o universo dessa mulher se resume do portão pra dentro. Já pensou estar no meio da bagunça? Vez ou outra é possível deixar as coisas pra outra hora, mas ter isso como rotina é pura ilusão.

E ainda pode servir para culpar a própria mulher por não ter um tempinho só pra ela, já que "é só não fazer nada em casa". Enfim, gente, é isso. Não adianta soltar uma frase bonitinha, virar as costas e ir embora. A teoria é sabida, mas a prática são outros quinhentos...

Jéssica Benitez, jornalista e mãe do Caetano e da Maria Cecília, além de criadora do perfil  @Eunemqueriasermãe

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias