Para lidar com dificuldades, palavras do ano são união e otimismo
Tradição anual, pensar nas palavras que vão definir a nova etapa passa longe do pessimismo
Nada de começar o novo ano com pessimismo: nas ruas de Campo Grande, a tradição de pensar a palavra que vai definir 2025 é cheia de esperança. Os entrevistados concordam que a vida não é fácil, mas que o objetivo é pensar nas alegrias.
Aos 72 anos, Amélio de Miranda é um bom exemplo disso. Ainda vivendo o luto de ter perdido o irmão, ele diz que o foco é pensar positivo. Por isso, para ele, a palavra que irá definir este ano é “otimismo”.
“Olha, eu espero que a família e que todo mundo em geral viva bem, que supere o que é necessário, seus traumas, doenças. A gente que perdeu um ente querido, que supere rápido”.
Além disso, o aposentado quer as promessas alheias, especialmente as feitas por gestores do poder público, sendo concretizadas.
Ao lado da família, a técnica de enfermagem Rafaelle Pontes, de 39 anos, quis manter as palavras que sempre aparecem no início do ano: fé, esperança e saúde.
“Porque sem fé a gente não é nada, né? A fé ajuda muito a fortalecer no que queremos. Esperamos por muitas bênçãos. Em 2024, tivemos um pouco de dificuldade, mas com fé encaramos tudo”.
No combo de desejos, os pedidos que acompanham também incluem sabedoria e paciência. “Eu não sou muito ligada ao material, sou mais espiritual, mais carinho, amor, essas coisas. E o que vier, a gente encara”.
E, fechando a lista, Gilda Matos define 2025 como “união”. Apesar de ser de Mato Grosso do Sul, ela se mudou para São Paulo, mas não vê a hora de voltar.
“Eu tenho um plano para reunir as famílias, meus filhos e netos. É essa a união que eu pretendo porque estamos um pouco desunidos. Como não moro aqui e minha família segue aqui, é difícil”.
Com um neto pequeno, ela espera que em 2026, o cenário já esteja mudado.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.