Cabeleireira mostra como usar acessórios que nem vendedor sabe para o que servem
Nesta semana o Lado B foi às compras no comércio popular de Campo Grande. Numa loja de bijuterias e acessórios da Rua 14 de Julho, encontramos os protagonistas desta reportagem. Dois são modeladores que servem para arrumar o cabelo em casa, um faz topete, outro coque. Mas o terceiro, nem a gente que comprou e nem nenhum dos vendedores soube explicar para que, de fato, o objeto servia.
Pequeno, coberto por uma redinha e junto de uma presilha, ele forma uma "vírgula". Na caixinha, não havia outra descrição que não fosse "modelador". O pacote também trazia grampos. Encucados, fomos atrás de quem soubesse explicar a funcionalidade e claro, pontuar passo a passo como usar os acessórios. Os três não somaram mais que R$ 20,00 e o resultado, foi de encher os olhos. Dá para se arrumar em casa e nem precisa tanta prática.
No salão de beleza, no bairro Jardim Flamboyant, a cabeleireira Adriana França, de pronto, também não soube dizer o que era. De início, pensou que fosse algo para dar um detalhe em mechas do cabelo e depois resolveu partir da definição de "modelador". Mas a certeza mesmo viria apenas da prática. No cabelo da modelo, ela descobriu que era como bobe, o objeto serve para modelar ondas. "Ele é tipo um bobe, modela o cabelo para fazer cacho", explica.
Como usar? - "Ele é para fazer cacho estilo Gisele Bündchen, modelado com essa molinha, a gente enrola o cabelo e coloca os grampos", ensina. Com a parte maior para cima, Adriana separa uma pequena mecha do cabelo, passa spray e vai enrolando começando pelo alto da peça até o final, "mais fechadinho". Para finalizar, ela coloca grampos, mais spray e passa um pouco de secador, a fim de fixar. "Ele dá este efeito de cacho encaracolado, como uma onda. É prático, pode ser colocado no cabelo úmido e deixar até secar, ou usar spray e secador", completa.
Os outros dois acessórios já eram mais fáceis. O primeiro, tem três tamanhos. De velcro, são curvas que ajudam a fazer um topete ou o mais desejado do momento, o "penteado Brigitte Bardot". "Ele dá uma levantada atrás legal e não precisa desfiar o cabelo", comenta Adriana.
No passo a passo, primeiro ela divide o cabelo ao meio, deixando as duas mechas da frente soltas. Logo atrás, ela puxa o cabelo, levanta e coloca o objeto bem junto à raiz. De velcro, o cabelo de imediato já "fixa" no acessório. Os fios que vão escondendo as cerdas do modelador.
Adriana começa o penteado colocando primeiro o tamanho médio, em seguida, já mais para o meio da cabeça, o acessório maior e para finalizar, o menor. "Ele nem aparece. Você vem atrás, coloca ele e olha que bacana? Dá um efeito legal", afirma.
Em questão de minutos, com poucas mechas de cada vez e cobrindo o objeto com o próprio cabelo, o penteado está pronto. Para finalizar, a mulher deve usar um bom spray em pequena quantidade. As mechas da frente que ficaram de fora podem parar atrás do cabelo que ganhou volume e ser preso a um grampo.
Por fim, o mais simples é a faixa que serve para ajudar no coque. Na verdade, ele realiza o penteado sozinho, que pode ser a solução perfeita e chique para os dias de calor intenso, ou ainda para um festa, reunião ou jantar. Prático, Adriana França ensina que para usá-lo basta prender o cabelo num rabo.
A faixa tem uma abertura ao centro que deve "vestir" o cabelo. "Coloca e trava ele. Aí vai enrolando até acabar o cabelo. Depois abre e puxa as pontas para baixo. Aí é só colocar os grampos", resume.
A cabeleireira explica que todas as opções são fáceis, práticas e são a solução para se arrumar em casa. "É uma opção para quem vai trabalhar ou sair e o cabelo não está arrumado. São acessórios bons para você ter em casa. Se pode colocar a tiara para finalizar, que é a moda do momento, e você está pronta".