Com 42 filmes e famosos, Festival de Cinema de Bonito começa hoje
A sessão de abertura será hoje às 20h, no Centro de Convenções de Bonito, Auditório Kadiweu
O Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano começa hoje em Bonito e segue até o dia 27 de julho, com exibições de 42 filmes de todos os países da América do Sul; entre eles, 30 filmes selecionados para as mostras competitivas de sua 2ª edição.
O festival é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado do MS, Fundtur e emenda parlamentar do deputado Vander Loubet.
A sessão de abertura será hoje às 20h, no Centro de Convenções de Bonito, Auditório Kadiweu. O filme que abre o Festival será "Selva Trágica" (1963), dirigido por Roberto Farias. O longa denuncia as desigualdades sociais no campo, retratando a exploração dos trabalhadores no cultivo da erva-mate.
O ator Reginaldo Faria, que integra o elenco, será homenageado. Os atores Lucélia Santos e Johnny Massaro apresentarão a cerimônia de abertura do Festival, enquanto Renata Boldrini, jornalista, apresentadora e colunista de cinema, apresentará a Mostra Competitiva de curtas e longas metragens.
Nos dias seguintes, a programação inclui diversas mostras competitivas de filmes sul-mato-grossenses, ambientais e sul-americanos, além de sessões infanto juvenis e pré-estreias no Cine Bonito, espaço inédito no centro da cidade que vai permitir que bonitenses e turistas possam ver filmes com toda a família, de forma gratuita. Oficinas e debates sobre cinema, com a participação de cineastas e especialistas, vão proporcionar trocas de experiências sobre a produção cinematográfica na América do Sul.
Encerrando o Festival, dia 27, às 16h30, no Centro de Convenções de Bonito, será exibido o filme de encerramento: "Terceiro Milênio" (1981), dirigido pelo reconhecido cineasta Jorge Bodanzky. O diretor será homenageado e participará de uma conversa após a sessão. O filme aborda a potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios, incluindo a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras.
Às 20h, após a exibição do filme, ocorrerá a entrega dos prêmios Troféu Pantanal para os vencedores das mostras competitivas, com a distribuição dos prêmios feita pela atriz Dira Paes que encantou o público em 2023 na primeira edição do Festival e fez questão de marcar presença pela segunda vez em Bonito.
Elenco de atores, atrizes e diretores que estarão participando do Bonito Cinesur edição 2024; Lucélia Santos, Johnny Massaro, Carol Castro, Reginaldo Faria, Dira Paes e o premiado diretor Jorge Bodanski
Confira a programação diária clicando no site www.bonitocinesur.com.br
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.