Criador de 'Bom Dia, Verônica' fará palestra no Festival da Juventude
Autor da série da Netflix, Raphael Montes, Johnny Massaro e Arnaldo Antunes integram o cronograma
Entre os dias 25 e 28 de abril, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abre suas portas do campus de Campo Grande para a primeira edição do Festival da Juventude, promovido pela AACIC (Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura). Reunindo atrações nacionais e regionais, alguns dos destaques são Raphael Montes, o criador de "Bom Dia, Verônica", Arnaldo Antunes, Ana Cañas, Johnny Massaro, Tino Freitas e PJ Maia.
Ao todo, serão quatro dias de programação, reunindo literatura, música, teatro e dança, além de palestras e oficinas.
O evento terá concurso de escrita, reportagem e batalha de rima, apresentações musicais, show de stand up, apresentações de peças teatrais e espetáculos de circo, orquestra, rodas de conversas, apresentações de dança e feira de exposições. A feira Vila das Letras terá venda, troca e doações de livros, feira cultural geek, stands de realidade aumentada, pintura indígena e um espaço dedicado à memórias fonográficas.
O festival trará para Campo Grande na próxima semana as palestras “Como nascem as canções?”, com o cantor e poeta Arnaldo Antunes e "Suspense nas páginas e nas telas" com Raphael Montes. Haverá também oficina de interpretação para cinema e TV com o ator Johnny Massaro; oficina de escrita criativa com Tino Freitas; show Ana Canãs Canta Belchior, dentre outras atrações nacionais. No cenário regional, o festival traz apresentações da Banda Ecoar, do cantor Gabriel Chiad e show Matutando com Matu Miranda.
Clique aqui para conferir a programação completa com todos os detalhes sobre datas, horários, bilheteria e formas de participação.
Conforme explica a produtora cultural e idealizadora do festival, Andrea Freire, 56, serão quatro dias de formação, reflexão e debates promovidos pela cultura, como uma forma de compreender a diversidade e fortalecer a vivência em comunidade, além da reafirmação da importância da cultura e da arte para a formação da sociedade.
“[O intuito] é fazer com que esse jovem sul-mato-grossense se aproxime da produção cultural do Estado e da produção cultural brasileira, especialmente o jovem da periferia, que tem pouco acesso a essa produção. Essa fase da vida é tão promissora, tão cheia de criatividade, tão cheia de esperança”, destaca Andrea Freire.
A realização do festival é uma parceria com a UFMS, que cedeu a estrutura do Campus de Campo Grande para a realização das atividades. O reitor da universidade, Marcelo Turine, destaca que, em 46 anos de existência da UFMS, esta é a primeira vez que a instituição abre as portas para um festival inteiramente voltado e pensado para a juventude.
“Nunca na história desse Estado houve um festival da juventude. Então, para nós, é um momento mágico. São quatro dias de integração, dessa coisa da intergeracionalidade dos povos, da música, arte, cultura, muita educação, muita palestra. Então eu acredito que é um momento de oportunizar esse acesso dos jovens às políticas públicas da juventude”, ressalta o reitor.
Concursos - O evento irá premiar jovens artistas entre 15 e 24 anos. O 1° lugar será premiado com o valor de R$ 2,5 mil e os demais lugares terão a oportunidade de ter seus trabalhos publicados em livros. O evento vai premiar as seguintes categorias: Conto, crônica e poesia; Reportagem escrita e audiovisual; e Batalha de rima.
Oficinas - O festival terá oficinal de roteiro cinematográfico, produção de texto, interpretação para cinema e TV e criação e desenvolvimento de aplicativos para celular.
Vila das Letras
UBE (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul) - Exposição de livros dos associados e rodas de conversa sobre futuros lançamentos.
Livraria Hármor - Aqui o público vai encontrar opções de literatura contemporânea regional, nacional e internacional.
Coletivo Mulherio das Letras - Vai levar ao festival rodas de conversa sobre literatura
Tarja Preta - O coletivo estará presente expondo livros de seus membros
Feira Capivara - Mostra de trabalhos autorais em desenhos realizados pelos discentes participantes do Grupo de Pesquisa Pensar o Desenho, dos cursos de Artes Visuais da UFMS
Freguesia do Livro - Projeto de incentivo à leitura criado em 2021, estará presente distribuindo livros de graça
Realidade Aumentada - O stand irá oferecer uma experiência de imersão tecnológica em espaços de realidade aumentada
Feira Cultura Geek - Leva ao festival artigos da cultura geek, quadrinhos, dentre outos
Rafiusk Livraria Sede Itinerante - Lá, o público terá acesso à best-sellers com preços especiais para o festival
Memória Fonográfica do MS - Lá, o público poderá explorar a história musical de Mato Grosso do Sul
Pintura indígena - Stand dedicado exclusivamente para a pintura indígena
Casa-quintal Manoel de Barros - O espaço celebra o legado e o estilo de vida do poeta, com exposições, artefatos e histórias que revelam a essência da história e cultura tradicional de Mato Grosso do Sul
Confira a programação completa clicando aqui.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.