ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Depois do Campão Cultural, Festival América do Sul também é adiado

Notícia deixou fãs e profissionais do setor cultural frustrados

Por Thailla Torres | 25/10/2024 14:55
Registro do Festival América do Sul realizado em 2023, em Corumbá. (Foto: Elias Campos)
Registro do Festival América do Sul realizado em 2023, em Corumbá. (Foto: Elias Campos)

Depois de uma série de respostas evasivas, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou o adiamento do Festival América do Sul, um dos eventos culturais mais aguardados do Estado. A decisão chega após o cancelamento do Campão Cultural, que também não será realizado em 2024. A notícia deixa muita gente frustrada, especialmente aqueles que esperavam ansiosamente pela programação e os profissionais do setor cultural.

Nas últimas semanas, o rumor sobre o cancelamento do festival circulava entre artistas e produtores culturais, especialmente após a Fundação de Cultura do Estado informar que o Campão Cultural ocorreria apenas em fevereiro de 2025. Nesta sexta-feira (25), veio a confirmação de que o Festival América do Sul será realizando só maio de 2025.

A fundação justifica o cancelamento do evento pelos seguintes motivos: a mudança de data evita conflitos com outros grandes eventos e garante a qualidade e segurança do FAS; as equipes de bombeiros e brigadistas ainda estão em ação na prevenção de incêndios na região; o intenso calor em novembro, com temperaturas de até 45°C, pode prejudicar a saúde e a experiência dos participantes; e, por fim, o retorno ao calendário tradicional em maio fortalece a identidade do festival e permite melhor preparação para artistas e parceiros.

No ano passado, o festival foi lotado, como sempre. Com uma programação rica, o evento contou com apresentações musicais, teatrais, de circo, além de uma diversidade gastronômica e expressões artísticas que encantaram o público. Famosos como Amado Batista, Criolo, Neguinho da Beija-Flor e Frejat se apresentaram no evento, que há mais de 20 anos marca a história de Corumbá.

O adiamento do festival, junto a outras questões burocráticas que têm irritado o setor cultural de Campo Grande, resultou na convocação de uma reunião nesta tarde de sexta-feira (25) entre o Fórum Estadual de Cultura, a Fundação Estadual de Cultura e a Setesc. O objetivo é discutir o panorama das pendências de projetos e a situação dos proponentes que ainda aguardam recursos, além de elaborar uma lista completa de suplentes que receberão verbas.

A frustração é evidente, principalmente considerando que, em fevereiro de 2024, a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) havia anunciado mais de 100 ações e eventos previstos, com um investimento de R$ 176 milhões, incluindo o Fundo de Investimentos Culturais. Na ocasião, durante um evento no Rubens Gil de Camillo, o governo e representantes do setor cultural garantiram que os festivais anuais seriam mantidos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias