Chefs levam ingredientes de MS para Festival Gastronômico de Pernambuco
Dentre 20 chefs convidados para servir jantares exclusivos durante o Festival Gastronômico de Pernambuco, dois são de Mato Grosso do Sul.
Hoje à noite, Marcílio Galeano será a novidade no restaurante La Comedie, em Recife. Proprietário do Jojô Cozinha Contemporânea, ele leva de Campo Grande ingredientes bem sul-mato-grossenses. Deve servir filé de peixe, risoto de moqueca e farofa de pequi.
Para misturar o sabor do Estado com a culinária nordestina, a sobremesa terá “Tempura de Goiabada”, com sorvete de tapioca. “É um privilégio participar de um evento assim, por que só tem craques”, comenta Marcílio.
Estar em festival pelo País é um reconhecimento aos profissionais da gastronomia, mas para o chef de Campo Grande, Pernambuco pode ser uma despedida. Marcílio já mantém o Jojô, abriu este mês o bar Maracutaia e se prepara para ser o chef executivo do restaurante Las Vacas, especializado em carnes, a ser inaugurado no rua Euclides da Cunha. “Vou ficar sem tempo”, comenta.
Outro sul-mato-grossense convidado é Paulo Machado, que ultimamente tem trabalhado mais em São Paulo e servirá o jantar nesta quarta-feira no restaurante Anjo Solto.
Em Recife, o evento integra o calendário oficial do Governo de Pernambuco e foi dividido em fases. A primeira teve cursos e a segunda ocorre de hoje até o dia 24 de novembro nos restaurantes.
Este ano, o tema é “Gastronomia Brasileira: Aromas e Sabores”, por isso as casas participantes recebem chefs convidados de fora, para que os clientes experimente os sabores de diferentes regiões do País.
Além da capital Recife, o festival envolve restaurantes de Olinda e de Fernando de Noronha. Também foram convidados chefs de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.