Com 37 tipos de cuca e queijo caipira, lugar é simpático no café e chá da tarde
O lugar abre do café ao happy hour, com refeições caseiras feitas pela dona
Com receitas ensinadas pela mãe, Rosilei Giombelli Mesquita, de 49 anos, resolveu apostar no próprio negócio, alugando o ponto na Rua São Paulo. Há um mês, o "Da Fazenda Produtos Coloniais" abriu as portas com a proposta de reproduzir o ar intimista da cozinha de casa com uma diversidade de ingredientes que ela traz da fazenda e prepara ali mesmo.
Pecuarista em São Gabriel do Oeste, Rosilei conta que chegou em Campo Grande para dar continuidade a sua produção de suspiros que há anos era um negócio familiar. Mas a vontade de cozinhar falou mais alto ao conhecer um cantinho fofo no bairro São Francisco, que agora serve café colonial, com carinho de quem faz de tudo para receber bem.
O lugar é pequeno, mas tem um charme pela decoração rústica, o cuidado com os doces e uma porção de geleias em potes pequeninos.
De terça a sábado, a partir da 7h30, o café da manhã tem pães fresquinhos, salgados, cucas gaúchas, chipas, pão de queijo, água saborizada, café preto, suco, rosquinhas e as geleias caseiras.
Doces de figo e mamão também entram no menu. Mas o carro-chefe fica por conta do bolinho de chuva assado, alternativa encontrada para atender a clientela que foge da fritura, sem perder o toque caseiro e regional da receita.
A vontade de cozinhar era colocada em prática só para a família, mas de tanto rodar a cidade em busca de receitas caseiras, Rosilei resolveu investir em um café mais rústico e trazer a experiência da fazenda para a capital. "Sou filha de pais gaúchos e descendentes de italianos. Minha mãe era uma cozinheira de mão cheia e na fazenda todos os pratos eram feitos por ela. Mas na cidade eu sentia falta daquele café preto que a gente sente o aroma em casa, aquele bolo fofinho feito à mão e o pão caseiro quentinho com todos os ingredientes naturais", explica Rosilei.
Por isso, a comerciante passou três meses reformando o ambiente para incluir uma decoração rústica que desse tom de aconchego ao lugar. Na mesa, as receitas de família que durante anos ela fez questão de aprender com a mãe e colocar em prática na cozinha de casa. "Aqui todos os nossos pratos são caseiros. Tem doces e queijos feitos na nossa fazenda".
Mas a especialidade de Rosilei são as cucas, com receitas da mãe ensinadas no Paraná, onde nasceu. Aqui a receita de família ganhou complementos e recheios variados. Do café da manhã ao fim de tarde, são mais de 37 sabores. Algumas feitas sob encomenda. Entre as mais pedidas estão a goiabada com ricota, doce de leite, banana e uva.
As geleias também tem sabores variados, geleia de pimenta com gengibre, morango com pimenta, abacaxi com hortelã, maçã com canela e pimenta, pimenta com laranja, além de vinhos e suco de uva natural.
Na linha de bolos fofinhos, o que chama atenção é o quindão, bolo à base de quindim que leva gema de ovo, açúcar a coco ralado. Os bolos e doces são vendidos por quilo e os salgados custam em média R$ 5,00.
O café fica na Rua São Paulo, 234, Monte Castelo. O horário de funcionamento é das 7h30 às 18h de terça a sexta, aos sábados das 7h30 às 16h.
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.