Inverno tem gosto de pinhão, que vira ingrediente principal de nhoque vegano
Entre os gaúchos, o pinhão é figurinha famosa e pode dar gosto ao nhoque que agrada ao paladar, inclusive, dos veganos
Saindo do tradicional, que é aquele arroz com feijão e bife, o nhoque de pinhão é receita para quem gosta de inovar na cozinha. O prato é demorado, leva cerca de 4h para ficar pronto, mas é uma opção para o chef da casa agradar tanto os carnívoros quanto aos veganos. O Lado B foi para a cozinha testar a receita e gravamos em vídeo o passo a passo para quem quiser experimentar.
Para começar, é preciso separar os ingredientes: 500 gramas de pinhão, 5 colheres de linhaça, ½ xícara de polvilho doce, ½ xícara de farinha de amaranto, 2 colheres de óleo de soja, 1 sachê de pimenta-do-reino, 1 sachê de tomilho, ½ de água, 5 colheres de extrato de tomate.
Comece pelo pinhão, lave-o e coloque em uma panela de pressão até cobrir as castanhas. Depois, leve ao fogo alto e deixe pegar pressão. Fique de olho, pois a contagem dos minutos vai valer a partir do momento que a panela pegar pressão. Pegou pressão, aguarde cerca de 1h ou 1h30. Em seguida, retire do fogo e descasque o pinhão.
Na sequência, corte as sementes, coloque no liquidificador ou processador, despeje 20 ml de água e bata por um minuto. Após isso, separe o pinhão já triturado em uma bacia.
2º passo - O próximo passo é colocar as 5 colheres de linhaça no liquidificador e triturar por 15 segundos. Depois coloque na bacia junto com o pinhão e acrescente o polvilho, óleo, farinha de amaranto, pimenta do reino a gosto, tomilho a gosto e despeje aquele meio copo de água que estava separado. Misture os ingredientes e modele a massa em forma de cilindros finos e na sequência corte em pedaços pequenos.
3º passo - Tudo preparado, chegou o momento de pegar a panela novamente, adicionar 500 ml de água e colocar a massa do nhoque para cozinhar. Deixe no fogo alto e desligue quando os pedacinhos cortados começarem a boiar.
Vez do molho - Após o nhoque cozinhar, retire da panela e separe em um prato ou pote. Agora é a vez de preparar o molho, do tipo que você preferir, com ou sem carne.
Feito isso, é só saborear o prato e repetir, se gostar.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram
Confira o modo de preparo no vídeo a seguir.