Parece Yakisoba, mas Sukiyaki é tradição servida na Nipo com um tempero próprio
Cerca de 500 pessoas compareceram ao almoço na Associação Nipo Brasileira no fim de semana
Ele é composto por macarrão, carne, verduras, tudo misturado e embebido em molho shoyu. Se engana quem pensa que é o tradicional Yakisoba, prato típico japnês muito difundido aqui em Campo Grande. O prato em questão também vem lá da terra do sol nascente, o Sukiyaki, que foi o protagonista do almoço realizado no domingo (12) na Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira.
Apesar de parecido com o Yakisoba, o presidente da associação, Jorge Gonda, garante que a diferença está no tempero do prato. “Os ingredientes são parecidos, mas o Sukiyaki tem seu tempero próprio, totalmente diferente. O Yakisoba leva um molho mais espesso, já ele tem o “clado mais fino, feito com shoyu, água, açúcar, hondashi (tempero à base de peixe), pinga e saquê”, afirma.
O prato também leva vários legumes, assim como Yakisoba, entre eles repolho, acelga, cenoura, cebola, brócolis, couve-flor e cebolinha. Para completar, recebe carne bovina, em tiras, como no Sobá.
Esta foi a sexta vez que a receita foi preparada na Nipo Brasileira este ano. Foram cinco chapas para alimentar as 500 pessoas que compareceram ao evento, muitas delas nem fazem parte da colônia japonesa da Capital.
“Cerca de 40% das pessoas que vêm neste tipo de vento não são japoneses ou descendentes de imigrantes de lá. Isso é muito interessante porque vemos que ações como essa dão resultados, as pessoas que não tem essa ligação com o Japão vêm conhecer um pouco da cultura de lá”, reflete Jorge.
Este é o caso da bancária Gabriela Pommer Moreno, que estava com a família por lá. “Esta é a terceira vez que venho aqui comer Sukiyaki neste ano. É um prato diferente do que estamos acostumados da culinária japonesa e muito saboroso. Conheci por uma amiga que é da colônia japonesa e tento vir sempre que tem. Acho importante mostrar para as crianças também, pois assim conhecem outras culturas”, pontua.
O prato é servido a cada dois meses na associação, sempre no segundo domingo do mês. Ele custa R$ 25. A Nipo Brasileira fica na rua Antônio Maria Coelho, 1068, Centro. Mais informações pelo telefone 3321-3253.