ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Salada florida é chance de sair do básico e inovar na ceia de Natal

Agricultora urbana, Marcia Chiad explica que os ingredientes são fáceis de achar e de se ter em casa

Por Aletheya Alves | 03/12/2024 06:46
Salada florida é chance de sair do básico e inovar na ceia de Natal
Duas opções baratas de salada para inovar nas ceias de Natal e Ano Novo. (Foto: Osmar Veiga)

Manter tradições faz parte do período do fim de ano, mas inovar é sempre bom. Por isso, a dica de hoje é incrementar as saladas simples com uso de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), deixar tudo mais colorido nas ceias e, de brinde, ganhar na saúde.

Por isso, o Lado B convidou a agricultora urbana, Marcia Chiad, para ensinar duas receitas bastante simples e que podem te ajudar, inclusive, com um novo projeto para 2025. Isso porque, além de garantir novidades nas festas, as Pancs são fáceis de cultivar.

Pensando na facilidade, beleza, inovação e saúde, Marcia criou as duas saladas com itens que estavam na geladeira para formular a base. Então, em ambas as receitas, há cenoura, beterraba, repolho e alface.

Salada florida é chance de sair do básico e inovar na ceia de Natal
Destaque na primeira opção vai para a Panc Major Gomes e alfafa, (Foto: Osmar Veiga)
Salada florida é chance de sair do básico e inovar na ceia de Natal
Segunda alternativa traz duas flores comestíveis para deixar o prato mais colorido. (Foto: Osmar Veiga)

O formato de cada item vai ficar ao seu critério, se prefere que sejam raladas ou não, por exemplo. Agora, vêm as especificidades.

Na primeira opção, o foco foi dar uma cara bem “natalina” para a salada, então Marcia uniu frutas, como uva e manga, além das Pancs: alfafa, folhas de hibisco e a major gomes (a florzinha com cabos que parece decoração, mas na realidade é bastante saudável).

Já na segunda alternativa, o foco foi investir no colorido com flores comestíveis. “Eu colhi a sininho-de-jardim (avermelhada), a clitória (ou feijão-borboleta, roxa), broto de ora-pro-nobis e também a azedinha”.

Para fechar, Marcia fez um molho simples com azeite, vinagre, sal e adicionou hibisco e ora-pro-nobis para incrementar o sabor.

“As Pancs têm muitos nutrientes, vitaminas, minerais, então são ótimas para as receitas. Por exemplo, citando o que usamos aqui, a ora-pro-nobis tem proteínas, ajuda com anemia; a major gomes une os talos e flores, ambos com vitamina C”, descreve a agricultora.

E, para além da beleza e uso nas saladas, ela indica que o cultivo é realmente fácil. Então, é possível usá-las não apenas no Natal ou Ano Novo, mas durante o ano todo.

“Elas brotam com mais facilidade, então todo mundo consegue ter em casa. Isso ajuda a sair da monotonia alimentar, de sempre comer as mesmas plantas, as mesmas folhas. No final do ano, nas ceias e nas festas, elas trazem também essa beleza, o colorido e todos os seus benefícios”, completa Marcia.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias