ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Dinapec 2025 reúne em março unidades da Embrapa em Campo Grande

Unidade de São Carlos trará detector portátil de prenhez para bovinos e equinos

Por José Roberto dos Santos | 02/01/2025 15:25
Feijão guandu BRS Guatã é aposta da Embrapa para a recuperação de pastagens degradadas. (Foto: Divulgação/Lívia Castro)
Feijão guandu BRS Guatã é aposta da Embrapa para a recuperação de pastagens degradadas. (Foto: Divulgação/Lívia Castro)

A Dinapec (Dinâmica Agropecuária) reunirá entre os dias 24 e 26 de março diversas unidades da Embrapa em Campo Grande (MS). A 16ª Dinâmica Agropecuária é uma realização do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Embrapa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Dinapec 2025, realizada em Campo Grande (MS), apresentará inovações da Embrapa voltadas para a recuperação de pastagens degradadas e a melhoria da pecuária. Destaque para a cultivar de feijão guandu BRS Guatã, que promete auxiliar na alimentação de bovinos e combater nematoides no solo. Outras tecnologias incluem o detector de prenhez para bovinos, a Plataforma AGROAPI para informações agropecuárias, e o BioPasto, um inoculante que pode aumentar a produção de pastagens. A feira também contará com um espaço dedicado à agricultura familiar, com sistemas agroflorestais e variedades de alimentos enriquecidos geneticamente.

Nos quase 30 hectares de vitrine, na sede da Embrapa Gado de Corte, os visitantes poderão encontrar o Sistema Guaxupé e a cultivar BRS Oquira, soluções voltadas para as áreas úmidas, desenvolvidas pela Embrapa Acre (Rio Branco) e parceiros. O Sistema Guaxupé permite intensificar a atividade pecuária em solos com baixa capacidade de drenagem.

A BRS Oquira é uma cultivar de amendoim forrageiro consumida por bovinos, equinos e ovinos, pelo pastejo direto, em pastagens consorciadas ou puras (bancos de proteína), e fornecida no cocho, como forragem verde picada, feno ou silagem.

Da região Sudeste brasileira, a Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP) apresentará seu portfólio de ativos voltados para a pecuária de corte, como a Plataforma AGROAPI, que oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa e que podem ser utilizados por empresas, instituições e startups para a criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário.

Já de São Carlos (SP), a Embrapa Instrumentação vem com o detector de prenhez para bovinos e equinos. Portátil e acessível, o equipamento permite diagnosticar no campo, de forma rápida, com o uso do ultrassom, a prenhez em éguas e em vacas.

Da mesma cidade paulista, chega a cultivar de feijão guandu BRS Guatã. Essa nova variedade pode contribuir com a recuperação de pastagens degradadas, auxiliar na alimentação de bovinos durante a época seca e ser capaz de combater os nematoides no solo. Fruto da parceria Embrapa Pecuária Sudeste e Unipasto, a BRS Guatã é uma aposta para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O arranjo milho com braquiária, neste caso, BRS Integra com milho safrinha, é a tecnologia que a Embrapa Gado de Leite mostrará na Dinapec 2025. Das terras mineiras às sul-mato-grossenses, será possível perceber o desenvolvimento dessa prática em diferentes doses de herbicida e altura de plantas.

O BioPasto é o inoculante de capins que a Embrapa Soja trará. Prometendo alta eficiência na promoção do desenvolvimento de pastagens vigorosas e resilientes com ganhos de lotação, o produto associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens) e pode aumentar, em média, em 22% a produção de pastagens com braquiárias.

Já a Unidade Agropecuária Oeste (Dourados-MS) vai demonstrar o Sistema Antecipasto, um consórcio de soja com forrageira para ser adotado em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP). Com apoio da Fundação Agricultura Sustentável (Agrisus) e da Jarbas Barbosa Agricultura e Pecuária (JBAPec), o Antecipasto foi testado em propriedades rurais de Mato Grosso do Sul com bons resultados.

Produção familiar
 As tecnologias dispostas na vitrine da Dinapec, em sua maioria, são possíveis para todas as categorias de produtores rurais. Entretanto, a parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) do Estado possibilitará um espaço totalmente voltado à agricultura familiar.

Em visita à área da Dinâmica, a equipe da Agraer acertou a implantação de um sistema agroflorestal, com mudas de frutíferas e nativas e parcelas de mandioca. Também haverá nos plots variedades de feijão-caupi e batata doce do Programa BioFort, trazidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), que utiliza ferramentas de melhoramento genético de plantas e manejo para enriquecer alimentos básicos da alimentação brasileira.

* Com informações da Embrapa.

Nos siga no Google Notícias