Evento vai debater na Capital sistemas integrados de produção intensiva
Participantes irão conhecer e debater as principais tecnologias que têm possibilitado aumento de produtividade
Campo Grande (MS) prepara-se para sediar o II SIP (Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção 2023), que acontece de 15 a 17 de agosto, no auditório do UEMS (Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O evento é uma realização da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) e, conta com apoio da UEMS, Famasul, Sistema OCB/MS e Ampasul (Associação de Produtores de Algodão de MS).
Durante os três dias de evento, os participantes vão conhecer e debater as principais inovações e tecnologias que têm possibilitado aumento de produtividade no campo. Ao longo da programação do evento, os participantes vão identificar possibilidades de usar os conceitos de ESG. Trata-se de uma sigla que reúne três palavras da língua inglesa: Environmental, Social and Governance, que traduzidas significam: Ambiental, Social e Governança, em português.
Esses três aspectos são considerados fundamentais para avaliar a sustentabilidade e responsabilidade corporativa de uma empresa e/ou organização, mas que também podem ter seus conceitos aplicados às atividades produtivas do campo.
Esta reflexão é feita pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e presidente da Comissão Organizadora do II SIP, Fernando Mendes Lamas. Para ele, é urgente a necessidade de discutir sistemas produtivos de forma integrada, pois faz pouco sentido discutir a capacidade produtiva de uma espécie isolada, seja ela produtora de grãos, de fibra, de energia ou uma criação de origem animal.
“Precisamos encontrar novas formas de integrar e otimizar os resultados, pois a cada safra o setor agropecuário do país vem ganhando destaque seja pela quantidade, qualidade e diversidade do que o país produz. Aprimorar os sistemas produtivos deve ser uma constante a ser perseguida, para isso é preciso utilizar tecnologias e conhecimentos que possibilitem a intensificação da produção agrícola, porém elas devem ser balizadas em estratégias produtivas que contribuam com a sustentabilidade nos vetores econômicos, sociais e ambientais. E é sobre isso que vamos conversar durante o evento, em Campo Grande”, explica Lamas.
Vagas
O II SIP 2023 vai reunir pesquisadores, professores, técnicos, produtores rurais e estudantes para discutir os avanços e desafios dos sistemas intensivos de produção na agropecuária. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse clicando AQUI.