ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Lado Rural

Rally da Safra projeta em 59,5 sacas por hectare produtividade da soja em MS

Seca na região derrubou a produtividade na safra passada; distribuição irregular da chuva prejudicou neste ano

José Roberto dos Santos | 02/02/2023 16:28
Técnica avalia soja em propriedade sul-mato-grossense. (Foto: Eduardo Monteiro/Rally da Safra)
Técnica avalia soja em propriedade sul-mato-grossense. (Foto: Eduardo Monteiro/Rally da Safra)

Depois de percorrer as regiões Norte e Nordeste do Mato Grosso do Sul, as equipes do Rally da Safra vão ao Sul do Estado na próxima semana. A partir de domingo, dia 4 de fevereiro, técnicos avaliarão áreas de soja no entorno de cidades como Dourados, Ponta Porã e Naviraí, deixando o MS na sexta-feira, dia 10, com destino a Maringá (PR). Na safra passada, essa região de MS foi afetada pela estiagem, que derrubou a produtividade do estado a 44,9 sacas por hectare.

Conforme o coordenador do Rally da Safra, André Debastiani, as lavouras de Mato Grosso do Sul encontram-se em boas condições, especialmente na região Norte, mas o trabalho de campo na próxima semana será fundamental para produzir informações mais precisas sobre a produção. A produtividade pré-Rally é estimada em 59,5 sacas por hectare, um salto diante da safra passada.

Trabalho em todo o país

Neste ano, 28 equipes vão avaliar mais de 1.500 lavouras em 12 estados, percorrendo cerca de 60 mil quilômetros. A expedição técnica chega à 20ª edição, com mais de um milhão de quilômetros percorridos e 32 mil lavouras avaliadas nas 19 edições anteriores.

As lavouras de soja serão avaliadas por 18 equipes do Rally da Safra até o dia 04 de abril. Quatro equipes farão visitas técnicas aos produtores entre abril e maio. Outras seis percorrerão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho.

O levantamento ocorre durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita e os técnicos percorrerão polos produtores em 12 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados clicando AQUI.

Nos siga no Google Notícias