Apesar de alerta, chuva chega calma e derruba temperatura em 11 graus
Estação da Embrapa em Dourados registrou 10 milímetros de precipitação durante meia hora
A chuva chegou hoje (10) a Dourados (a 233 km de Campo Grande) e a cidades da região, O mais recente alerta de temporal emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para o município vigora até 10h desta quinta-feira (11), mas por enquanto não houve vento forte ou precipitação intensa.
De acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, durante meia hora na tarde desta quarta, foram 9,8 milímetros de chuva em Dourados.
A temperatura despencou de 31 graus às 11h58 para 20,8 às 15h20. Com a chuva de hoje, o acumulado desde o dia 1º chega a 15 milímetros. O volume esperado para o mês inteiro é de 155 mm.
Em Rio Brilhante, outra cidade onde a Embrapa mantém estação agrometeorológica, a chuva de hoje foi bem mais intensa e chegou a 35,7 milímetros durante 50 minutos. Lá a temperatura também despencou. Foram quase 15 graus de queda.
Segundo o Guia Clima, outubro foi de chuvas expressivas em toda a região da Grande Dourados e Ivinhema. Em Dourados, foram 261 mm e em Rio Brilhante, 234 mm. Em Ivinhema as chuvas totalizaram 318 mm.
Os solos estiveram praticamente todo o mês com níveis “satisfatórios” ou “ideais” de umidade. As temperaturas em outubro foram mais amenas que em setembro. Conforme a Embrapa, no mês passado foram registrados ventos fortes em vários locais do sul de Mato Grosso do Sul.