Baixa umidade coloca 79 municípios de MS sob alerta
O alerta caracterizado como perigo potencial à saúde foi emitido pelo Inmet
Mato Grosso do Sul está sob alerta de baixa umidade neste sábado (15), conforme aviso publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta caracterizado como perigo potencial abrange os 79 municípios do Estado, e pode variar entre 20% e 30%.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Para períodos como estes, o recomendado é beber bastante líquido, evitar desgastes físicos, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.
De acordo com a meteorologista do instituto, Andrea Ramos, o ar seco pode aumentar as chances de queimadas. No Pantanal, Bela Vista, Paraguai-Mirim, Corumbá, Forte Coimbra estão passando por situações críticas.
"Vai se manter um tempo seco. Presença dessa massa de ar seca e quente proporciona essa tendência de queimadas", pontuou.
Os focos de incêndio em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul aumentaram 1025% nos seis primeiros meses do ano se comparados ao mesmo período de 2023.
Previsão – Ainda de acordo com o Inmet, em Campo Grande está marcando umidade mínima de 25%. A temperatura marca entre 20°C e 31°C.
Em Porto Murtinho, 30% de umidade relativa do ar com temperatura variando entre 22°C e 32°C. Em Corumbá, a umidade mínima esperada é de 20% e temperatura entre 21°C e 36°C.
Em Três Lagoas, a mínima prevista para a umidade relativa do ar também é de 20%. Os termômetros devem marcar de 18°C a 34°C.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.