ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Buraco das Araras faz 27 anos no dia da santa da devoção do "pai" do atrativo

Abertura gigante de 100 metros de profundidade abriga aves do bioma e promove proteção ambiental

Por Gustavo Bonotto | 12/10/2023 13:54
Duas araras-vermelhas durante voo no buraco situado em Jardim. (Foto: Reprodução/Instagram)
Duas araras-vermelhas durante voo no buraco situado em Jardim. (Foto: Reprodução/Instagram)

Considerado um dos pontos turísticos mais visitados no interior de Mato Grosso do Sul, o Buraco das Araras completa 27 anos recebendo turistas nesta quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, a santa quem tem a devoção de Modesto Sampaio, o "Seu Modesto", proprietário da fazenda onde fica a formação rochosa e atração à parte do passeio.

Mas, nem só do ar puro da natureza vive "Seu Modesto". Devoto da Padroeira do Brasil, ele renova os votos de fé na santa sempre que o atrativo faz aniversário. A procissão particular acontece também há duas décadas, da porteira de propriedade até o Buraco das Araras, por onde o fazendeiro caminha levando consigo imagem da santa, como forma de agradecer pela bênçãos que Nossa Senhor proporcionou a ele e sua família.

O gigantesco buraco de 100 metros de profundidade que abriga as aves que contemplam nosso bioma funciona como refúgio da vida silvestre criada pela própria natureza.

"Seu Modesto", considerado o pai da dolina sul-mato-grossense. (Foto: Instagram/Reprodução)
"Seu Modesto", considerado o pai da dolina sul-mato-grossense. (Foto: Instagram/Reprodução)

A história do buraco - Situado na região sudoeste do Estado, a 28 quilômetros de Jardim e a 54 km de Bonito, no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, a história começa em 1912, segundo o levantamento histórico da Fundação Boticário. A rocha milenar que se decompõe lentamente foi descoberta por peões da então Fazenda Costa Rica.

Já em 1986, o fazendeiro Modesto Sampaio compra e passa a recuperar a fauna e a flora do espaço de 29 hectares, o que inclui a reintrodução de casais de araras-vermelhas na Fazenda Alegria. Ele estima que a formação geológica da dolina teve início a 10 milhões de anos.

Atualmente, o local possui mais de 160 aves já registradas pelo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Entre as espécies estão: a arara-azul, arara-vermelha, bem-te-vi-rajado, pica-pau-branco, maracanã-pequena e o famoso joão-de-barro.

"É uma espécie de refúgio de vida silvestre criado pela própria natureza, onde as araras são o centro das atenções de turistas que o ano inteiro vão até lá por alguns momentos de contemplação da beleza do espetáculo que as aves proporcionam", diz Modesto no portal oficial do ponto turístico.

Vista aérea do Buraco das Araras. (Foto: Instagram/Reprodução)
Vista aérea do Buraco das Araras. (Foto: Instagram/Reprodução)

Como visitar - As visitas acontecem de domingo a domingo. Se você estiver hospedado em Jardim, o caminho é um pouco mais curto. São 29 km pela BR-267.

Partindo de Campo Grande, são sois caminhos que levam até a cidade de Jardim: via Aquidauana (280 km pela BR-262) ou via Sidrolândia (233 km pela BR-060), mais o trecho de acesso.

O receptivo fica a 400 metros do famoso buraco, de onde o visitante já consegue ver todo um cenário de beleza com as características da fauna e da flora do Cerrado. Em seguida, depois das recomendações do monitor, são mais 970 m de trilha ecológica até chegar nas plataformas construídas.

Grupo de araras-vermelhas em seu habitat natural (Foto: Instagram/Reprodução)
Grupo de araras-vermelhas em seu habitat natural (Foto: Instagram/Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias