Cansados de ver "chacina", bonitenses se capacitam para resgatar animais
Instituto fará curso gratuito de 2 dias para guias e voluntários que querem ajudar em situação de catástrofe
A comunidade de Bonito decidiu agir após assistir inúmeros animais da Serra da Bodoquena agonizarem nas estradas, vítimas de atropelamento, ou perderem o habitat natural após incêndios florestais.
Para minimizar os impactos das catástrofes naturais que causam uma verdadeira chacina da fauna do cerrado no Estado, o Instituto Raquel Machado irá ministrar um curso de resgate de animais silvestres nos dias 9 e 10 de agosto, totalmente gratuita.
As 50 vagas disponíveis já foram preenchidas por guias de turismo e pela própria população, que se voluntariou para estar preparada na próxima intercorrência. Uma fila de espera começou a ser formada.
Esta será a primeira vez que os moradores serão capacitados para poder por "a mão na massa" e tentarem evitar as mortes por falta ou demora de socorro. O grupo de bonitenses se mostrou ávido em querer fazer alguma coisa, já que cansaram de correr desesperadamente atrás de ajuda a cada novo animal encontrado, precisando de atendimento de emergência.
O palestrante será o médico veterinário do instituto, Jorge Salomão. "Recentemente, teve um incêndio de grande proporção na região e existe uma escassez de profissionais que tivessem plena convicção e conhecimento de fazer resgate desses animais", explicou o especialista.
Durante os dois dias, serão ministrados conteúdos para capacitar os voluntários a atuarem em situação de catástrofe. "É um curso básico que vai abordar resgates de filhotes, animais atropelados, vítimas de incêndios e resgates urbanos", acrescentou.
A palestra contém bastante conteúdo de vídeo, gravações e haverá espaço para diálogo com os participantes, conforme forem surgindo as dúvidas. "Vou levar material que utilizamos em campo e mais para frente, a ideia é fazer parceria com instituição da região para fazer o curso na prática mesmo, com os animais."