Chuva desta terça-feira supera 55 milímetros na região sul de MS
Maior volume foi registrado pela Embrapa em Dourados, mas choveu em quase toda a região
Choveu em quase toda a região sul de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (24). Imagens de satélite do começo da tarde mostravam precipitação com descargas elétricas em todas as principais cidades localizadas na faixa entre Mundo Novo e Rio Brilhante.
O maior volume foi registrado em Dourados, a 251 km da Capital. De acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a estação localizada na sede da empresa, na margem da BR-163, registrou 55,1 milímetros durante 4 horas e 43 minutos. Já a estação no campus da UFGD, na região oeste do município, captou 52 milímetros.
Segundo a Defesa Civil do município, mesmo sem ocorrência de vento forte, duas árvores caíram hoje na cidade - uma na área central e outra no Jardim Itália.
Com a chuva desta terça, o volume acumulado neste mês em Dourados chegou a 195 milímetros. A chuva média durante outubro no município é de 140 mm, ou seja, neste mês já choveu 40% mais que o esperado.
Em Rio Brilhante, onde a Embrapa também mantém estação agrometeorológica, a chuva de hoje superou os 35 milímetros e o acumulado do mês chega a 208 milímetros. Já em Ivinhema, a Embrapa registrou 23,6 milímetros nesta terça, com 108 milímetros acumulados desde o dia 1º.
Conforme o meteorologista Natálio Abrahão Filho, a área de instabilidade associada a centro de baixa pressão causou pancadas de chuvas, trovoadas, raios e rajadas de vento.
A previsão, segundo ele, aponta continuidade da chuva nesta quarta-feira na região sul. Ponta Porã teve 12 mm de chuva hoje. Em Mundo Novo foram 32,6 mm, em Bela vista 14,4 mm e em Maracaju, 46,2 mm.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.