ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Corumbá é a cidade mais quente no ranking do calor do Brasil

Município sul-mato-grossense registrou 43,3º C, segundo Inmet

Por Cassia Modena | 14/11/2023 17:52
Corumbá é a cidade mais quente no ranking do calor do Brasil
Marcador dos termômetros ultrapassou os 40ºC na cidade pantaneira líder da lista (Foto: Divulgação/Saul Schramm)

Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, chegou ao topo das cidades mais quentes do País nesta terça-feira (14). A temperatura máxima de 43,3ºC foi registrada lá pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O município sul-mato-grossense está 1ºC a frente do segundo mais quente do ranking. Ficaram atrás São Romão (MG) com 42,3ºC; Nova Porteirinha (MG) com 41,3ºC; Coronel Pacheco (MG) com 41,5 ºC; e Seropédica (RJ), com 41,3 ºC.

Água Clara, também em Mato Grosso do Sul, aparece em sexto lugar na lista, com 41,3 ºC registrados. O Inmet finaliza a lista com Ibotirama (BA), com 41,2ºC.

MS não sai da lista - Na segunda-feira (13), Mato Grosso do Sul também foi líder da lista das temperaturas mais elevadas com Porto Murtinho, onde o instituto registrou máxima de 42,2°C. Além disso, foi o Estado que concentrou mais cidades com os maiores números do País. Foram três.

Atrás estavam Coxim (MS), com 42,0°C; São Romão (MG), com 41,9; Água Clara, com 41,9 °C; Alegre (ES), com 41,6°C; Corumbá (MS), com 41,6°C; e Bom Jesus do Piauí (PI), com 41,5°C.

Onda de calor - O Estado é um dos epicentros de onda de calor que atinge o Brasil este ano, e já teve Água Clara e Porto Murtinho, além de Corumbá, no topo do "ranking de calor'.

O fenômeno está relacionado ao El Ñino e ao aquecimento global, podendo se prolongar até abril de 2024, também conforme o Inmet.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias