ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Drive-thru da Reciclagem começa com distribuição de mudas

Ação será realizada até 5 de junho, com coleta de todos os tipos de resíduos sólidos

Gabrielle Tavares e Cleber Gellio | 02/06/2022 13:21
Drive-thru da Reciclagem começa com distribuição de mudas
Drive-thru começou na manhã desta quinta-feira (2). (Foto: Cleber Gellio)

Projeto que já coletou 23 mil toneladas de resíduos e economizou 1,4 bilhão de litros de água volta entre hoje (2) e 5 de março em Campo Grande. A 6ª edição do Drive-thru da Reciclagem realiza coleta de resíduos e distribui mudas de árvores frutíferas.

Até o sábado (4), o evento é realizado na Esplanada Ferroviária, localizada na Avenida Calógeras, nº 3143, das 9h às 21h. Apesar de conseguir descartar os resíduos pelo sistema drive-thru, existem diversos stands temáticos, que vão desde empreendedorismo, sustentabilidade e utilização correta de energia elétrica, a gastronomia local, distribuição e comercialização de mudas frutíferas e apresentações culturais.

Já no domingo (5), as atividades mudam para os altos da Avenida Afonso Pena, das 7h às 10h, com uma corrida marcada para às 7h30.

Drive-thru da Reciclagem começa com distribuição de mudas
Uma das idealizadoras do projeto, Ana Cristina Franzoloso. (Foto: Cleber Gellio)

Uma das idealizadoras do projeto, Ana Cristina Franzoloso, da Organização Du Bem, explicou que toda vez que resíduos, como óleos domésticos ou medicamentos vencidos, são descartados incorretamente, o lençol freático é contaminado e parte da água potável fica imprópria para consumo.

“Então, descartando de maneira correta, evita a contaminação e essa água vai para o uso. Com todos os resíduos que já coletamos, foram 1,4 bilhões de litros de água preservados, com mais 7 mil pessoas envolvidas”, apontou.

Entre os materiais que podem ser entregues, estão: papel, papelão, eletrônicos, lâmpadas, latinhas de alumínio, pilhas, vidros, isopor, banners, óleo usado, medicamentos vencidos, medicamentos e acessórios da linha pet vencidos, tecidos, sucata de ferro e baterias.

Drive-thru da Reciclagem começa com distribuição de mudas
Presidente do CRF-MS, Flávio Shinzato. (Foto: Cleber Gellio)

O presidente do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), Flávio Shinzato, 52 anos, também estava presente no evento na manhã desta quinta-feira (2), recebendo medicamentos vencidos e alegou que cada quilo de medicamento descartado no lixo comum, contamina 400 mil litros de água.

“O objetivo é tirar o medicamento de circulação e destiná-lo de forma correta, porque o medicamento é especial e altamente contaminante. Uma substância química despejada de forma incorreta acaba indo para o solo, contaminando o lençol freático, prejudicando não somente os humanos, como os animais”, ressaltou.

A pedagoga Lilia Ramos da Costa e Silva, 36 anos, trabalha em uma empresa privada que atende crianças e idosos. No local, os profissionais trabalham com um tema a cada mês, e em junho, será o de sustentabilidade, em alusão ao Dia Mundial de Sustentabilidade, no dia 5.

“Hoje de manhã, vim buscar todo tipo de informação para repassar aos alunos, porque quando trabalhei o tema em sala de aula, eles sentiram dificuldade, porque a sustentabilidade abrange muitas áreas. Vai desde um consumo consciente até o vestuário”, apontou.

No dia a dia, ela já aplicou hábitos sustentáveis como reutilização de copos descartáveis, por exemplo. “Também está agendando com os alunos que querem participar para virem aqui visitar.”

O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal, Projeto Du Bem, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), entre outras instituições.

Nos siga no Google Notícias