É preciso helicóptero para levar veículo à área remota do Pantanal
Aeronave que carrega mais de 3 mil kg é usada para transportar UTV até a divisa do Brasil com a Bolívia
A cena parece de filme de guerra, e é mesmo. Na luta contra os incêndios florestais que consomem o Pantanal, o Ibama/Prevfogo tem realizado operações inimagináveis para chegar aos lugares mais remotos do bioma.
A aeronave EC 225 foi contratado pelo governo federal para atuar no combate ao fogo e está atuando desde o dia 27 de setembro, na base de Corumbá.
O helicóptero, também chamado de Omni, foi responsável pelo transporte de uma UTV (Veículo Utilitário Multitarefas) para ajudar no combate aos incêndios entre o Brasil e a Bolívia, próximo à Serra do Amolar. O carro 4 x 4 pesa cerca de 900 kg, mas o helicóptero pode içar até 3 mil kg no ar.
A região de divisa entre os países é um ponto crítico neste momento, já que o presidente boliviano, Luis Arce, decretou ontem (1º), ‘desastre nacional’ por conta dos incêndios florestais que assolam o país. Até o início de setembro foram destruídos 3,8 milhões de hectares de florestas e pastos.
O Prevfogo está com brigadistas atuando diariamente na realização de aceiros para o fogo não avançar na Serra do Amolar, considerada patrimônio natural da humanidade, pela Unesco.
“Além de levar até 18 brigadistas de uma vez só, esse helicóptero tem a capacidade de transporte de carga externa. Ele levou essa UTV, que é um veículo que tem um multitarefa, lá para o Amolar, onde a gente está lá, com 27 brigadistas realizando porções de aceiro e, se houver necessidade, combate do fogo vindo da Bolívia”, explicou o coordenador do Ibama/Prevfogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule.
Bambi - A aeronave EC225 também realizou lançamentos de água no Morro da Antena, próximo a cidade de Corumbá. A morraria fica perto de uma APA (Área de Proteção Permanente) Baía Negra.
Esses lançamentos são necessários para controle e resfriamento de linhas ativas de fogo em lugares de difícil acesso ou até mesmo onde os brigadistas não conseguem acessar.
Cada helibalde ou bambi tem capacidade para 2,5 mil litros de água que são retirados do Rio Paraguai. A operação no Morro da Antena acontece desde julho e na fazenda Vista Bella desde o início de setembro. Equipes de 15 a 20 brigadistas são direcionadas todos os dias ao local.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: