Em noite de chuvarada, Capital tem 3,8 mil quedas de raios e vêm mais por aí
Vídeos e imagens de ruas alagadas foram registrados nos bairros Taveirópolis, Caiçara e Coophavilla
Durante a chuva forte de ontem (22), Campo Grande registrou 36,6 mm (milímetros) de precipitação e 3.833 mil quedas de raios, de acordo com o CCO (Centro de Controle Operacional) da Energisa. Vídeos e imagens de ruas alagadas foram registrados nos bairros Taveirópolis, Caiçara e Coophavilla. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou nesta quarta-feira (23), alerta de tempestade e vem mais chuva para Campo Grande e outras 64 cidades.
Moradores do Taveirópolis disseram que fazia tempo que não viam tanta chuva acompanhada de muitos raios e trovões.
“Eu tenho um pé de figo no quintal que amanheceu quebrado. Deve ter sido por causa do temporal”, contou a funcionária pública de 59 anos, que pediu para não se identificar.
A chuva foi assustadora pela intensidade, segundo a moradora Rosângela Oliveira, de 61 anos, que mora há 18 anos na esquina da hípica do Círculo Militar.
Ela contou que foi feito um buraco no muro da hípica para a água escoar e, desde então, a rua e calçada têm ficado alagadas. “Antes, a água ficava represada na hípica”, relatou.
Ronaldo Cardoso Ferreira, também morador no Taveirópolis, disse que ficou preocupado com o cachorro por causa dos trovões e raios. “Levantei pelo menos uma duas vezes durante a noite para saber se estava tudo bem”, contou. Um dos cômodos da casa dele foi tomado pela água da chuva.
Também há imagens de relâmpagos no Bairro Caiçara e rua que virou rio no Bairro Coophavilla. “Aqui está assim, piscininha de graça. Amanhã, vai fazer um sol de 40ºC”, brincou o morador que fez imagem da via coberta pela água da chuva de ontem à noite, no Coophavilla.
Válido por 24 horas, o aviso de tempestade renovado nesta manhã alerta para chuva de até 50 mm (milímetros) por dia e rajadas de ventos (de 40 a 50 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Além da Capital, as cidades que estão sob alerta são: Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Corguinho, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmão do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário e Laguna Carapã.
Também estão sob aviso os municípios de Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.