Expedição chega ao fim com meta de planejar futuro sustentável para Pantanal
Comitiva conclui viagem e aprendizado será transformado em políticas públicas na regulamentação da nova lei
Após cinco dias e mais de 200 km percorridos pela Expedição Pantanal Sustentável, comitiva do Governo do Estado e entidades do setor produtivo que atuam no bioma, concluíram trabalho de campo.
“A expedição reforçou a importância de estar com o pé no campo, onde as coisas acontecem. Inicia um movimento para pensar o Pantanal que a gente quer. A gente caminha para reverberar dentro do Governo do Estado o que aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre esse lugar incrível que temos”, explicou o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette.
Ele destacou o trabalho dos pantaneiros para pensar na construção de um futuro sustentável. “O governo está aqui para ser parceiro, dar a mão aos pantaneiros e entregar para o mundo todos os serviços, de produção de alimento e vida, natureza, produção de ecossistemas que esse bioma tem para oferecer”.
Para o presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta, os cinco dias de trajeto pelo Pantanal foram importantes para mostrar as diferentes realidades que estão inseridas no bioma.
“Foi uma expedição com muita conversa, discussão, debates, entendimentos, questões a serem tratadas, pensadas para buscar uma mulher solução, através do alinhamento institucional que houve aqui. Sempre de forma a buscar trazer uma viabilidade para o pecuarista pantaneiro que tem tradição e que estão instalados aqui, e também os que estão chegando, para que possam desenvolver suas atividades de produção, mantendo a conservação que já existe e está mantida por uma legislação nova”, avaliou Cruzetta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.