Famosa pelas fugas, onça aguarda transporte aéreo para voltar à natureza
Famosa pelas fugas sucessivas do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), a onça fujona aguarda transporte para ser solta na natureza. O felino, uma onça pintada adulta, será levado de helicóptero para a região de Três Lagoas.
De acordo com o coordenador do Cras, Elson Borges, o transporte aéreo é mais rápido, evitando maior estresse para o animal. Ainda não há previsão de quando a onça deixará a jaula do centro de reabilitação, em Campo Grande. “Estamos tentando parceria com a Base Aérea ou Exército”, afirma o coordenador.
A onça será solta com um rádio-colar, que permite o monitoramento via satélite. O animal também passou por exames médicos, que atestaram que ela não vai levar doenças aos outros animais silvestres.
O felino fugiu pela primeira vez do Cras em 29 de outubro de 2010, foi recapturada e escapou novamente no dia 30 de dezembro.
Depois das escapadelas que lhe renderam manchetes na imprensa e o estrelado nas mídias sociais, a onça está em uma jaula reforçada. Brava, impede aproximações. O cardápio também mostra um apetite feroz. O felino come quatro quilos de carne e frango por dia. A onça foi encontrada ainda filhote em Água Clara.
O animal será solto na bacia do Paraná, de onde é originário. Também moradoras do Cras, nove onças pardas não terão a mesma sorte, por não ter mais condições de sobreviver na natureza.