ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Governo do Estado suspende “queima controlada” no Pantanal até 30 de outubro

Medida leva em consideração decreto federal e grave risco de perda de controle do fogo em condições climáticas

Gabriela Couto | 30/06/2021 09:12
Queimadas no Pantanal em 2020 chegaram próximas a Corumbá e Ladária após descontrole do fogo na região (Foto Divulgação)
Queimadas no Pantanal em 2020 chegaram próximas a Corumbá e Ladária após descontrole do fogo na região (Foto Divulgação)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30) a portaria Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) que suspende os efeitos das autorizações ambientais de “queima controlada” até o dia 30 de outubro para áreas localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal e a sapecagem vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados em todas as regiões do Estado.

A medida considera os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas e o decreto federal publicado nesta semana que proíbe o emprego do fogo em práticas agropastoris e florestais de todo o Brasil pelo prazo de 120 dias.

Vale destacar que a medida abre exceção apenas para práticas de prevenção e combate a incêndios realizados ou supervisionados pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.

Também foram suspensas a emissão de novas Autorizações Ambientais para “QUEIMA CONTROLADA” para áreas localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal no mesmo período. Quem assina o documento é a diretora-presidente do Instituto, em exercício, Thais Barbosa de Azambuja Caramori.

A intenção é evitar repetir a tragédia no bioma que ocorreu no ano passado, quando 4,5 milhões de hectares, em 21 municípios que compõem o Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foram queimados.

Segundo monitoramento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 2020 foi o que teve mais registros de fogo no Pantanal desde o fim da década de 1990.

Nos siga no Google Notícias