ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Grupo de resgate recebe medicamentos do Imasul para atender vítimas do fogo

Até então, Gretap estava fazendo pedido de doações para conseguir realizar o serviço de resgate no Pantanal

Por Gabriela Couto | 14/08/2024 09:09
Grupo de resgate recebe medicamentos do Imasul para atender vítimas do fogo
Diversos medicamentos veterinários para tratamento de animais foram entregues nesta semana (Foto: João Prestes)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) entrou nesta semana para o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), um lote de medicamentos veterinários para assegurar o atendimento a animais vítimas do fogo. O governo do Estado destinou R$ 35 mil para a compra dos remédios.

Até então, o grupo estava pedindo doações nas redes sociais. A distribuição dos medicamentos foi uma medida estratégica, permitindo que o atendimento inicial seja realizado com maior rapidez e garanta chance de sobrevivência dos animais.

"Estamos disponibilizando anestésicos, antibióticos, analgésicos e materiais específicos para tratar ferimentos de queimadura", celebrou Aline Duarte, vice-coordenadora do Gretap. Os remédios vão auxiliar na estabilização das vítimas até o transporte ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde continuarão o tratamento e a reabilitação.

Grupo de resgate recebe medicamentos do Imasul para atender vítimas do fogo
Paula Helena ficou feliz ao receber medicações importantes para atender vítimas do fogo (Foto: João Prestes)

Paula Helena Santa Rita, bióloga, médica veterinária e coordenadora operacional do Gretap-MS, reforçou a urgência dessa ação: "Estamos no início da crise dos incêndios, e tanto as bases quanto os profissionais precisam urgentemente desses materiais. Não são produtos baratos ou de fácil acesso, especialmente por serem, em sua maioria, medicamentos veterinários controlados," explicou Paula.

Paula destacou também a importância do controle da dor no atendimento a animais queimados. "As queimaduras causam dores intensas, e sem o tratamento adequado, essa dor pode evoluir para um choque, levando o animal a óbito. Além dos analgésicos, estamos recebendo soluções eletrolíticas, pomadas cicatrizantes, sedativos e outros medicamentos que aumentam as chances de sobrevivência dos animais resgatados".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias