Incêndios se espalham por Aquidauana, atingindo morraria e fazenda
Vídeo mostra estragos em vegetação e área de pesca da propriedade afetada
Incêndios de grandes proporções continuam consumindo áreas em Mato Grosso do Sul. Aquidauana foi o município do Estado que mais registrou focos de calor entre terça-feira (1º) e esta manhã (2), segundo dados do programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 27, no total.
Em boletim divulgado na noite de terça, o Corpo de Bombeiros informou que combatia incêndios iniciados ainda na segunda-feira (30) na Serra de Maracaju e em uma grande fazenda, ambos em Aquidauana.
Página no Instagram, dedicada à pesca em Mato Grosso do Sul, divulgou o vídeo abaixo mostrando os estragos do fogo numa área de pescaria e destacou que se trata de uma "tragédia" registrada próximo à pousada Carandá e à Estrada do Pequi, também em Aquidauana. Segundo informações preliminares, o local fica dentro da Fazenda Chico Antônio. A reportagem tentou falar com o responsável pela propriedade, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
Outras cidades - Até a noite de terça-feira, mais fogo era combatido pelo Corpo de Bombeiros entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso, Corumbá, Rio Brilhante e Maracaju.
Algumas das áreas impactadas até a data eram mais altas, portanto, de difícil acesso. Além da Serra de Maracaju, em Aquidauana, os militares trabalhavam em morraria próxima ao Rio Coxim, entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso.
Em Corumbá, ainda é feito rescaldo no Morro da Antena. Mais de 20 brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) seguem no local nesta quarta. Bombeiros se deslocam também para combater foco na região de Maracangalha, no Pantanal, que já enfrentou outros incêndios este ano.
Brigadistas estão de volta à região pantaneira Serra do Amolar, em Corumbá, próxima à fronteira do Brasil com a Bolívia. Há 27 pessoas por lá, além de aeronave e veículos de trabalho.
O Corpo de Bombeiros também estava a caminho de verificar novos focos em Costa Rica, na saída para Chapadão do Sul, e em Miranda, próximo ao Rio Salobra.
Maracaju e Rio Brilhante têm focos ativos há mais de um dia, que se espalham com o aumento da temperatura e mudanças nos ventos. "Essas ocorrências estão sendo monitoradas e uma equipe está sendo enviada para reconhecimento da área", destacou o Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.