Instituição da Capital chama atenção para a situação do Pantanal na COP 16
Organização tem sede no Vilas Boas e trabalha na conservação e a utilização racional das áreas úmidas
A instituição ambiental Wetlands International Brasil, que fica em Campo Grande, expôs a realidade atual do Pantanal durante coletiva de imprensa na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a COP 16, que acontece em Cali, na Colômbia. Mato Grosso do Sul está com seus representantes na comitiva brasileira que tem mais de 500 pessoas de todo o País.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Wetlands International Brasil alertou sobre a situação crítica do Pantanal na COP 16, destacando os impactos dos incêndios florestais intensificados pelas mudanças climáticas. A organização ressaltou que o bioma, que conecta a Amazônia e o Cerrado, já sofreu com a perda de mais de 1,5 milhão de hectares neste ano, afetando áreas chave para a economia, produção e conservação. A COP 16, que acontece em Cali, Colômbia, reúne mais de 18 mil participantes para discutir "Paz na Natureza" e implementar o Marco Global de Kunming-Montreal, com metas para a regeneração da biodiversidade até 2030.
Na oportunidade, a diretora do escritório brasileiro da organização, Rafaela Nicola, destacou que, nos últimos anos, o Pantanal tem sofrido com os incêndios florestais, que são intensificados pela mudança do clima.
"O Pantanal funciona também como um conector para outros sistemas vitais, como a Amazônia e o Cerrado, por exemplo. Tudo o que tem ocorrido provoca mudanças consideráveis entre ecossistemas", pontuou.
Ela lembrou que o bioma tem mais de 1,5 milhão de hectares já foram consumidos pelo fogo somente neste ano. "Muitas destas áreas são espaços chaves para a economia e produção, além disso, muitas são áreas de conservação", completou.
COP 16 - O evento tem mais de 18 mil participantes que estão debatendo o tema “Paz na Natureza”. As palestras e painéis acontecem em Cali, na Colômbia. As atividades começaram no dia 21 de outubro e vão até o dia 1º de novembro.
Esta é a primeira COP da Biodiversidade após a estruturação do Marco Global de Kunming-Montreal (GBF – Global Biodiversity Framework, em inglês), assinado por 196 países em dezembro de 2022, durante o último encontro liderado pelos chineses e ocorrido no Canadá.
O documento reúne 23 metas globais a serem alcançadas até 2030 em busca da regeneração de todo o conjunto de vida na Terra.
Wetlands International Brasil - Grupo de ambientalistas trabalham a nível global, regional e nacional para alcançar a conservação e a utilização racional das áreas úmidas, como uma contribuição para o desenvolvimento sustentável. Não tem fins lucrativos que opera com base científica e produz ferramentas e informações para fornecer assistência ao desenvolvimento e implementação pelos governos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.