Mais um dia: Inmet coloca 46 cidades em alerta de tempestade
Segundo instituto, alguns cuidados devem ser tomados durante a chuva forte para que não aconteça uma tragédia
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou, mais uma vez, 46 cidades sob alerta de chuvas intensas com precipitação de 50 a 100 mm (milímetros) por dia e ventos intensos (de 60 a 100 km/h). Há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Segundo instituto, alguns cuidados devem ser tomados durante a chuva forte para que não aconteça uma tragédia. Em caso de rajadas de vento, por exemplo, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Ontem, durante chuva forte que atingiu Ivinhema, distante 289 quilômetros de Campo Grande, dois homens, de 21 e 19 anos, de motocicleta que saíam de uma região de chácara, próximo a BR-376, foram atingidos por um fio de energia elétrica que escapou. O piloto chegou a receber a descarga elétrica.
Ele foi socorrido reclamando de formigamento pelo corpo. O passageiro também foi levado para uma unidade de saúde. O bombeiro acredita que no momento em que houve o acidente, a fase deve ter caído. Caso contrário, os dois teriam morrido eletrocutados.
Os alertas, um amarelo (risco moderado) e ouro laranja (risco alto) foram renovados nesta manhã e duram 24h. Além de Campo Grande, as cidades que estão sob aviso são: Amambai, Anauriândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã e Itaquiraí.
Devem tomar cuidado também os moradores dos municípios de Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Bilhante, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.