ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

MS pode ter sensação de 50°C e temporal com danos

As maiores temperaturas estão previstas para ocorrer entre 12 e 21 de outubro

Por Clara Farias e Caroline Maldonado | 26/09/2023 12:27
Nascer do sol na Avenida Ministro João Arinos, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Nascer do sol na Avenida Ministro João Arinos, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Temperatura em Mato Grosso do Sul ficará no "sobe e desce", acompanhada de temporais com frente fria e "calorão" com sensação térmica de até 50°C nas próximas semanas. Nesta terça-feira (26), o meteorologista Natálio Abrahão usou a tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande para alertar as autoridades que após o "calorão", o estado enfrentará fortes tempestades que podem trazer prejuízos pessoais e materiais, como ocorreu em Corumbá no início deste mês.

O meteorologista explica que a temporada das altas temperaturas ocorre devido ao calor que está condensado, da mesma forma com que uma panela de pressão. "O calor que você está sentindo hoje fica no chão, e amanhã vem outro calor que se soma ao anterior. Então, o que está acontecendo? O chão está ganhando energia", explicou Natálio.

Ele pontua que na quarta-feira (27) as temperaturas devem cair com uma frente fria fraca que chega ao país, acompanhada de rajadas de vento.

Após a queda da temperatura, o calorão volta com sensações térmicas elevadas e permanece até a próxima frente fria, prevista para o dia 7 de outubro. De acordo com Natálio, esta frente fria deve vir com vendaval de até 80 km. "Pode ocorrer acompanhada de vendaval, tempestade e granizo. Tudo isso está previsto de outubro até meados de novembro", pontuou.

As maiores temperatura devem ser registradas entre 12 e 21 de outubro, a previsão é de que a sensação térmica em Água Clara alcance 50°C, seguido por Corumbá e Coxim 49°C, Três Lagoas, Paranaíba e Cassilândia 48°C, Maracaju 46°C, Amambai e Dourados 45°C, e Aquidauana 44°C.

Corumbá - No dia 12, uma tempestade acompanhada de ventos de 97 km devastou o município de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o superintendente da Defesa Cívil, Hugo Djan, o vendaval afetou, aproximadamente, 90 imóveis; 40 árvores; 10 desabrigados; 5 desalojados; 1 óbito e 10 feridos. O prejuízo foi estimado em 3,7 milhões aos cofres públicos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias