ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Número de bovinos mortos por baixa temperatura sobe para 1.537 no Estado

Novas mortes foram registradas em Caarapó e Corumbá; prejuízo ultrapassa R$ 3 milhões

Gustavo Bonotto | 18/06/2023 20:29
Animais morreram de hipotermia na região da Nhecolândia. (Foto: Reprodução/Iagro)
Animais morreram de hipotermia na região da Nhecolândia. (Foto: Reprodução/Iagro)

Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) investiga o aumento no número de morte das cabeças de gado do Estado diante da frente fria que se instaurou na última semana. De acordo com a administração, o número chegou a 1.537 neste domingo (18).

Segundo a agência, novos casos foram confirmados em fazendas de Caarapó, a 274 quilômetros da Capital, e Corumbá, a 428 km. Um laudo com a confirmação dos óbitos deve ser concluído na segunda (19).

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a inversão térmica pode fazer mais vítimas nos próximos dias. “O frio, acompanhado de chuva, garoa e vento resulta na morte por hipotermia. Estamos visitando as fazendas e sabemos que esse número de animais mortos pode aumentar”.

Conforme noticiado pela reportagem, o prejuízo aos pecuaristas ultrapassa R$ 3 milhões. Para evitar novas perdas, vários fazendeiros estão optando por um método antigo: acender fogueiras na pastagem para aquecer os animais. Após os registros dos óbitos, vídeos e fotos de animais aglomerados em volta de uma fogueira já circulam nas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias