Onças são flagradas passeando por floresta de empresa de celulose
Registros foram feitos no dia 24 de maio através das torres de monitoramento da empresa
A aparição incomum de três onças-pardas foi registrada em uma das áreas florestais da empresa de celulose Suzano, em Três Lagoas. As imagens foram capturadas no dia 24 de maio, e divulgadas somente hoje, através do sistema de videomonitoramento para prevenção e combate a incêndios florestais.
A empresa afirma que a região conta com 21 torres de observação equipadas com câmeras digitais 360 graus que cobrem cerca de 96% da área.
Através das imagens é possível observar um grupo de três onças caminhando por uma estrada. A onça-parda também é conhecida como suçuarana, leão-baio, leão-da-montanha, onça-vermelha ou puma, e atualmente ocupa posição de vulnerabilidade na Lista Brasileira de Especies Ameaçadas de Extinção do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis).
Em estudo elaborado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para avaliar os riscos de extinção da onça-parda, estima-se que atualmente exista cerca de 4 mil indivíduos da especie vivendo no Brasil. Na região do cerrado estimativas apontam para um total menor do que 2,5 mil.
Até o presente momento, a empresa já registrou 70 aparições de animais silvestres através das torres de monitoramento, além de contar com o programa "De Olho no Bicho", desenvolvido para sensibilizar os colaboradores da empresa sobre a importância da conservação ambiental.