ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Meio Ambiente

Pantanal tem mais 3 incêndios, mas operação já controlou 55% dos focos

Segundo a ministra de Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, dos 55 incêndios 30 já foram extintos

Por Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 10/07/2024 11:35
Brigadistas do PrevFogo/Ibama combatem incêndios florestais em Corumbá (MS) (Foto: Agência Brasil)
Brigadistas do PrevFogo/Ibama combatem incêndios florestais em Corumbá (MS) (Foto: Agência Brasil)

Mais três incêndios surgiram no Pantanal. O dado foi revelado pela ministra Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, em coletiva na manhã nesta quarta-feira (10). "Estamos planejando para que esses novos incêndios tenham também frentes de brigadistas", disse Marina após reunião com a sala de situação.

O número se soma aos 24 focos de fogo ativos no bioma divulgado ontem no boletim semanal de combate aos incêndios florestais no Pantanal, feito pelo Governo Federal. Deste total, 13 estão controlados. A ministra ainda destaca o resultado da força tarefa. Dos 54 incêndios no Pantanal até o dia 7 de julho, 30 já foram extintos, o que representa o fim de 55% dos focos de fogo.

"Isso não significa que devem ser monitorados, às vezes há uma reincidência de fogo, por isso continuamos fazendo o monitoramento", afirma.

Governo Federal empenhou 830 profissionais, sendo mais da metade (452) das forças Armadas. Também disponibilizou 15 aeronaves, com 6 aviões e 9 helicópteros. "Temos o início da estabilização e inflexão graças as ações feitas em conjunto com os governos estaduais e com apoio muito grande do Governo Federal", apontou.

A ministra ainda afirmou que foram realizadas 395 horas de voos nas operações de combate às queimadas no Pantanal, o que equivale a 16 dias. "Há um esforço muito grande em relação aos locais de difícil acesso, mas com reforço das aeronaves tem ajudado para que equipes ganhem velocidade e efetividade no controle do fogo".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias