Piraputanga atrai turistas para o tradicional carnaval ecológico
Ainda há vagas na rede hoteleira ou em residências, mas por pouco tempo: o distrito de Piraputanga, em Aquidauana, vai bombar nesse carnaval com o seu Pirafolia, uma tradicional festa com muita alegria, segurança, no ritmo das marchinhas.
Com a decisão de Aquidauana e outras cidades na região, como Bonito e Jardim, de não realizarem o carnaval neste ano, os turistas vão invadir a pacata Piraputanga, distante 120 km de Campo Grande.
O Pirafolia, que chega a sexta edição, é organizado pela Associação de Moradores de Piraputanga, que tem a frente o Vereador Youssef Saliba, com o apoio da prefeitura de Aquidauana, Governo do Estado, deputado estadual Jamilson Namme e empresários do município.
Estrada e pescaria
É uma ótima opção para quem quer brincar o carnaval em um lugar tranquilo, pacato, cercado por uma natureza exuberante que permeia a Serra de Maracaju. Cruzar a morraria pela MS-450, a Estrada Ecológica, que está sendo pavimentada, é um passeio inesquecível.
A estrada (acesso pela BR-262, 80 km distante de Campo Grande) está em obras e o motorista precisa de muita atenção. Velocidade não combina com as belezas do lugar. O Rio Aquidauana acompanha a via e a pescaria de barranco é um ótimo programa, entre os paredões da serra.
Em 2018, segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana, Humberto Torres, o Pirafolia lotou a rede hoteleira da região e esse ano não será diferente. “Quem vai curtir o carnaval de Piraputanga tem que fazer logo sua reserva nos hotéis e áreas de camping ou alugar uma casa de temporada”, avisou.
Torres lembrou que no ano passado o Pirafolia foi um grande sucesso de público e o fluxo de turistas foi intenso, aliando a festa com os atrativos locais. “O resultado econômico foi extremamente positivo para o trade e para as comunidades locais”, disse.
Sexta tem esquenta
No ano passado, o chamado Carnaval Ecológico, realizado no mês de fevereiro, reuniu mais de 12 mil na praça principal do distrito – Complexo Esportivo Raimundo Eloy -, segundo estimativa da Polícia Militar.
“Esse ano, esperamos pelo menos 15 mil”, estima o radialista Jorge Faria, que tem um comércio em frente à praça.
O Pirafolia vai acontecer de 2 a 4 de março, com a animação da banda Bonde do Vandão, que se apresentou no ano passado. Segundo o vereador Youssef Saliba, um dos organizadores, a folia em Piraputanga reúne um público de todas as idades.
“É um carnaval familiar, muito charmoso, com ritmos de antigos carnavais, sem confusão”, diz ele. “O Pirafolia tornou-se um evento sustentável, que traz o turista e fortalece o nosso comércio, lota os hotéis e pousadas”, acrescenta.
Nesta sexta-feira, 15, o distrito promove o seu primeiro esquenta, a partir das 20h, com a presença do sambista Daran Junior e suas mulatas. Um evento em Aquidauana, no mesmo dia, reunirá o músico convidado e uma charanga em desfile pelas ruas da cidade.
Onde hospedar
Quem pretende brincar o Pirafolia deve reservar o quanto antes a hospedagem, pois a procura é muito grande e existem poucas vagas na rede local e nos distritos próximos (Palmeiras e Camisão). Outra alternativa é alugar em grupo uma casa no distrito. Muitos imóveis foram disponibilizados pelos moradores. O Pira Conveniência disponibilizou uma casa. Contato: 3257.1071
São residências simples, mas confortáveis, com ar-condicionado ou ventilador. Os valores são razoáveis. Uma casa com quatro quartos, churrasqueira e piscina foi alugada por R$ 680,00/dia. Um morador ao lado da praça de eventos aluga um quarto amplo a R$ 50,00/dia.
As opções de hospedagem na região são: Pousada da Serra (contato: 99986.0933), Chácara Bela Vista (3257.1212), Rancho do Eloy, em Camisão (3235.1047/98403;1071) e Pousada Sol Amarelo, em Palmeiras (3257.1000).
Mais informações sobre hospedagem em Aquidauana e os atrativos turísticos: 3241.7417 (Fundação de Cultura e Turismo).