PMA apreende retroescavadeira e autua fazendeiro por degradar área de 10 km
O fazendeiro também foi notificado a apresentar um plano de recuperação da área degradada
Após denúncias anônimas, a PMA (Polícia Militar Ambiental) multou um fazendeiro em Itaquiraí, a 404 quilômetros de Campo Grande, por degradar uma área que totalizou 10 quilômetros para expandir atividade agrícola.
Ao chegar no local, os militares flagraram uma retroescavadeira abrindo uma extensa área de várzea era executada sem licença ambiental. Durante vistoria foram identificados 10 grandes drenos, medindo ao todo 10.177 metros de comprimento, em várias profundidades e larguras, alguns, com até 9 metros de largura e 2 metros de profundidade e todos maiores do que 1 km de comprimento. As valetas atingiram 142 hectares no interior da área úmida, nas proximidades do Rio Amambai.
O maquinário foi apreendido e as atividades foram interditadas. O proprietário da fazenda, que tinha endereço fixo em Guarapuava, interior do Paraná, foi multado em R$ 21.316. Ele também responderá por crime ambiental de ambiental, com pena prevista de um a seis meses de detenção.
O fazendeiro também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada junto ao órgão ambiental. Os autos também serão encaminhados ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública de reparação dos danos ambientais.