ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Prefeitura inicia projeto para reduzir emissão de carbono em Campo Grande

O plano municipal será apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento

Por Izabela Cavalcanti | 20/12/2023 08:38
Arborização na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande (Foto: Diogo Gonçalves)
Arborização na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande (Foto: Diogo Gonçalves)

A Prefeitura de Campo Grande iniciou estudo para desenvolver o Plano Municipal de Descarbonização. O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) formou cooperação técnica para trabalhar na consultoria do projeto.

A Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos) informa que o valor para a elaboração do plano é de USD 79.450, sendo valor aproximado de R$ 387.723,94. A consultoria está sendo paga pelo Banco Interamericano, sem desembolso da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O trabalho da consultoria segue até junho de 2024. O objetivo é desenvolver estratégia de baixo carbono para Campo Grande, elaborando propostas de projeto-piloto com foco em infraestruturas que possibilitem o desenvolvimento ambiental.

O banco recebeu inscrição de nove empresas nacionais e internacionais, além de consórcios. A aprovada foi o Consórcio M-crit – Iber-geo – Certare, que tem mais de 20 anos de experiência na Europa e no Brasil.

A cooperação foi viabilizada pela Sugepe (Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos), através do Plano Municipal de Gestão Estratégica.

“Estamos iniciando um compromisso de proatividade no assunto e queremos avançar com projetos que possam ser sementes de multiplicação. É uma temática urgente que temos a plena consciência de sua importância”, afirma a subsecretária Catiana Sabadin.

O que será feito – Será feita a atualização do Inventário de Emissões do GEE (Gases de Efeito Estufa); apresentar visão, diretrizes estratégicas e metas de redução do GEE; quantificar o custo de redução de CO2 (gás carbônico) nas medidas de descarbonização; e elaborar um guia metodológico para cidades que queiram implementar as medidas em seus territórios.

Mudanças climáticas - A Prefeitura de Campo Grande conta com o COMEC (Comitê de Enfrentamento às Mudanças Climáticas), coordenado conjuntamente pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

Foi instituído por meio do Decreto n. 15.699, de 6 de outubro de 2023, com objetivo de promover, estimular e planejar ações voltadas à mitigação das ocorrências de eventos climáticos, bem como o intercâmbio de informações relacionadas às mudanças climáticas no município.

Segundo a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, é impossível não associar o planejamento urbano ambiental e a descarbonização das cidades.

“Desde a revisão do Plano Diretor, a Planurb vem trabalhando com a questão das mudanças climáticas. Campo Grande passará a ter um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa que servirá como um importante instrumento de planejamento ambiental e urbano”, finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

* Matéria atualizada às 13h40, de 21 de dezembro para acrescentar valor do projeto

Nos siga no Google Notícias