ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 31º

Política

Quem votou em branco na outra eleição promete escolher um nome neste ano

Campo-grandenses consideram mais fácil escolher representantes para prefeito e vereador

Por Kamila Alcântara | 04/10/2024 18:10
Quem votou em branco na outra eleição promete escolher um nome neste ano
Ana Cláudia confessou já ter votado em branco para evitar pagar a multa (Foto: Juliano Almeida)

O principal compromisso dos cidadãos, no próximo domingo (6), é exercer o direito democrático de votar em quem deseja ter como prefeito e vereador. Ao Campo Grande News, algumas pessoas confessaram já ter votado em branco ou nulo, só que agora foi mais fácil escolher um representante.

A servidora pública Natália Pinheiro, de 24 anos, diz que o voto em branco foi unânime no pleito de 2022, não digitou o número de nenhum dos concorrentes para os cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e presidente. Porém, este ano foi diferente: a primeira pessoa que avaliou as propostas já foi a escolhida.

Quem votou em branco na outra eleição promete escolher um nome neste ano
Natália optou pelo voto em branco na última, mas agora achou seus candidatos com facilidade (Foto: Juliano Almeida)

“Dessa vez não tive dificuldades para escolher prefeito ou vereador. Procurei as propostas, me identifiquei e está escolhido desde então. Também não procurei muito dos outros, foi meio que de primeira”, compartilha Natália.

André Miguel, de 44 anos, é comerciante nos altos da Avenida Pena e faz parte do time que acompanha a corrida eleitoral de São Paulo, torce por Pablo Marçal (PRTB) e tem a escolha deste ano para Campo Grande. “Na última campanha, tinha passado sete anos fora do país e não estava muito por dentro dos candidatos. Não votei e justifiquei, foi indiferente para mim. Agora acompanhei a caminhada de alguns dos nomes que estão na disputa e escolhi. Só falta decidir o que vou votar para vereador”, detalha.

Quem votou em branco na outra eleição promete escolher um nome neste ano
André é comerciante e desejou poder votar no Pablo Marçal (PRTB) (Foto: Juliano Almeida)

Já a Ana Cláudia da Silva, manicure de 32 anos, também não se sentia representada por nenhum dos candidatos de 2022, mas que foi votar em branca para não enfrentar a burocracia de justificar a ausência e pagar multa. “Onde eu voto é perto de casa e estava bem vazio no dia. Mesmo não tendo candidato, optei pelo branco”.

Por fim, a açougueira Natally Rodrigues, de 23 anos, dessa vez vai anular porque cansou da pressão. “Onde a gente vai, até no posto de saúde, as pessoas querem saber seu voto. São muitos candidatos para poucos eleitores, parece ser bem mais concorrido, aí tem uma certa pressão para escolher. Tem um deles que até simpatizo, mas provavelmente vou anular”, adianta.

Quem votou em branco na outra eleição promete escolher um nome neste ano
Natally simpatiza com um dos candidatos, mas prefere votar em branco agora (Foto: Juliano Almeida)

Votar em branco ou nulo em uma eleição tem efeitos diferentes dependendo do contexto e da legislação de cada país. Por aqui, brancos ou nulos não influenciam o resultado da eleição em termos de quantidade de votos para os candidatos. Porém, a alta taxa dessas escolhas pode ser interpretada como um sinal de descontentamento da população com as opções disponíveis.

Aqueles que não comparecerem às urnas no primeiro turno das eleições de 2024 e não justificarem a ausência dentro do prazo de 60 dias após o pleito estarão sujeitos a uma multa eleitoral imposta pela Justiça Eleitoral.

É importante lembrar que a multa pelo não comparecimento é de R$ 3,51 por cada turno eleitoral. Nessas situações, o eleitor precisa verificar seus débitos e gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para realizar o pagamento dos débitos, que pode ser feito por boleto, Pix ou cartão de crédito.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias