Temporal ajuda a apagar mais de 20 incêndios e apenas um segue ativo
Pantanal e Cerrado queimavam antes em diversos municípios do Estado
O temporal que atingiu entre ontem (9) e hoje (10) diversas regiões de Mato Grosso do Sul, foi ajuda providencial para apagar os mais de 20 incêndios florestais intensos que eram combatidos no Estado. Apenas um segue ativo em Porto Murtinho.
As informações foram dadas nesta manhã pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros, Adriano Rampazo, em boletim em vídeo transmitido no YouTube. "Graças à chuva, podemos dizer que estamos num momento de calmaria, mas não vamos desmobilizar", disse.
Não apenas o Pantanal, mas diversas porções do Cerrado sul-mato-grossense enfrentavam chamas severas. Equipes de bombeiros, Força Nacional, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), Marinha, Exército e Força Aérea, Polícia Militar, Polícia Federal e de brigada voluntária uniam forças para monitorar e extinguir o fogo.
O foco que mais causava preocupação estava na Fazenda Poleiro Grande, localizada na região pantaneira de Paiaguás. O trabalho dos militares e brigadistas ajudou a impedir que ele se alastrasse para fora da propriedade, de acordo com o subtenente. A chuva se encarregou de apagá-lo, mas viaturas e militares seguem no local para monitoramento.
Manutenção - Adriano disse ainda que a trégua vai permitir aeronaves e viaturas passarem por manutenção mecânica. Ele ressaltou que os locais afetados pelos incêndios não serão esvaziados.
A fumaça empurrada pelos ventos da Bolívia para Mato Grosso do Sul havia atrapalhado a revisão programada antes. "Reduziu a visibilidade e as aeronaves não puderam se deslocar", afirmou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.